quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Plátano: Faz parte da história de Portalegre. Ponto de Encontro para muitos visitantes, amigos, quiçá, uma referência para um encontro casual

Cortesia de platanorevista
Um plátano plantado há 172 anos em Portalegre e que apresenta a maior copa da Península Ibérica, faz parte da história de Portalegre e é Ponto de Encontro para muitos visitantes, amigos, quiçá, uma referência para um encontro casual.
Em 2008, os serviços de arboricultura da Fundação Serralves fizeram trabalhos de manutenção e recuperação na sua estrutura em apoio às ramadas. 
Cortesia de platanorevista
«Desafiando a passagem do tempo, a árvore, que foi mandada plantar no rossio de Portalegre pelo botânico José Maria Grande há 172 anos, cresceu e desenvolveu-se, sendo já necessários 18 suportes para os seus largos ramos. O Plátano do Rossio está considerado de interesse público». In Câmara Municipal de Portalegre.
Situado no primitivo centro da cidade, muitos acontecimemtos ocorreram debaixo da sua sombra refrescante: 
  • Feiras e negócios;
  • Conversas de ocasião e encontros de namorados;
  • A primeira sede do Sport Clube Estrela;
  • Reuniões políticas.
Segundo os documentos existentes, a árvore aproveitou uma linha de água que passa no local e tem resistido ao tempo. Grande parte do tronco encontra-se soterrado, apenas 30 metros está visível.
Anos 40
Cortesia de platanorevista
«Um dia a mão do homem decidiu condená-lo 'à morte', mas o povo portalegrense, orgulhoso deste 'monumento', revoltou-se e não permitiu que o plátano fosse deitado abaixo. Pelo contrário, tem sofrido operações de limpeza e manutenção». In Câmara Municipal de Portalegre
Na actualidade
Cortesia de registos-leonor
CMPortalegre/registosleonor/platanorevista/JDACT