sábado, 15 de maio de 2010

Museus: Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus (18 de Maio)

Cortesia iPorto
Visitas guiadas e livres, actividades lúdicas, oficinas, exposições, instalações, cinema, multimédia, música, concertos, teatro, debates, dança e animação de rua, são algumas das mais de 150 actividades integradas na programação da cidade dedicada à comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo dia 18 de Maio, sob o tema «Museus e Harmonia Social». As comemorações não se resumem apenas ao dia 18, decorrendo entre 15 e 18 de Maio.

Se gosta de dançar não irá perder este workshop de Danças do Mundo que o Museu vai organizar no próximo dia 15 de Maio, sábado, às 21h00. Esta iniciativa insere-se na programação da Noite no Museu e assinala a abertura das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema da Harmonia Social.
Ao longo deste workshop os participantes de todas as idades irão experimentar diversas danças tradicionais que expressam os valores, os hábitos, os costumes, as crenças, as tradições e a especificidade de cada povo. As Danças do Mundo, para além de divertidas, celebram a união, a paz e a amizade entre as nações, integrando criativamente as pessoas de diferentes proveniências, respeitando as diferenças culturais, a vida, os sentimentos e a música de cada nação.

Cortesia iporto
Nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes elebrações que têm lugar neste período: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
A Noite dos Museus, iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França desde 2005, decorrerá este ano no dia 15 de Maio, sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM, Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema «Museus e Harmonia Social» com actividades dedicadas ao tema.
Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos, exigindo a criação constante de «pontes» e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração, coesão, harmonia social.

Ministério da Cultura/iPorto/JDACT