domingo, 23 de maio de 2010

Braga: A cidade «Bracara Augusta» dos Romanos, que conta com mais de 2000 anos de História como cidade. A «Roma» Portuguesa e a Cidade Barroca

Cortesia da CMBraga
Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Foi fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado.
Braga, sendo uma cidade tão antiga e com um historial notável é moderna e sabe receber quem a visita. Trata-se de uma cidade com  uma vida estudantil universitária «rica e diversificada».
Escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012, é uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica.

Na gíria popular é conhecida como:
  • Cidade dos Arcebispos, durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica.  É ainda detentor do título de Primaz das Espanhas;
  • Roma Portuguesa, no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal;
  • Cidade Barroca, durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal;
  • Cidade Romana, no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano;
  • Capital do Minho ou o Coração do Minho, por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga;
  • Cidade dos Três Sacro-Montes, são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem de Leste a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho:
  • a Norte situa-se o tradicional Alto Minho;
  • a Leste o Parque Nacional da Peneda-Gerês;
  • a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave;
  • a Oeste o litoral marítimo Minhoto.
Muito há a dizer sobre esta linda cidade do Barroco. Aconselho uma visita.

http://www.uaum.uminho.pt/estrutura/estrutura.htm
http://www.cm-braga.com.pt/turismo/cidade/situacao_geografica/situacao_geografica.asp
http://www.cm-braga.com.pt/turismo/precisa_saber/festas_feiras_romarias/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igrejas_de_Braga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_patrim%C3%B3nio_edificado_em_Braga#Concelho_de_Braga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Freguesias_de_Braga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Braga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bracara_Augusta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_da_Porta_Nova
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador_do_Bom_Jesus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Rol%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palacete_dos_Vilhenas_Coutinhos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Raio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_dos_Biscainhos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_Porto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_Circo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Fontes_de_S._Victor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Prado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Pio_XII
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_do_%C3%8Ddolo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADnas_romanas_das_Carvalheiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termas_romanas_de_Maximinos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_romano_do_Alto_da_Cividade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Pr%C3%A9-Romano_de_Bracara
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico_Romano_no_Museu_de_D._Diogo_de_Sousa

Cortesia da CMBraga
Com a devida vénio ao IGESPAR, publico um texto sobre o castelo e a cidade de Braga.

«O que resta do castelo de Braga (a sua torre de menagem e alguns troços dispersos) é o produto da campanha construtiva trecentista, século de intensa actividade construtiva militar e a que corresponde a maioria das nossas estruturas defensivas medievais, tanto castelos como cercas urbanas. No entanto, a história das muralhas de Braga é bem anterior e passou por muitas mais fases construtivas.
O primeiro momento da História em que se detecta uma estrutura militar a cercar a cidade data da ocupação romana tardia, pelos finais do século III. Graças ao trabalho continuado da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, tem sido possível conhecer grande parte do seu traçado, cronologia e aparelho construtivo. Os dados mais recentes apontam para uma planta poligonal, definida por troços rectilíneos, e com uma área amuralhada entre 40 e 50 hectares, pontuada por torreões de planta semi-circular, dois deles revelados pelas intervenções arqueológicas (LEMOS, LEITE, FONTES, 2001, pp.125-126).
As informações sobre a história militar de Braga durante a Alta Idade Média não permitem conclusões definitivas acerca do rumo da cerca urbana. Ao que tudo indica, a escolha de Braga para capital do reino suevo deve ter determinado uma manutenção da anterior estrutura organizativa. Neste sentido, o retrocesso da área urbana - que tanto caracteriza a Alta Idade Média ocidental - pode ter acontecido apenas após a unificação do reino visigótico, ou ainda mais tarde, na sequência do repovoamento asturiano-leonês.

Cortesia da CMBraga
Só no século XI encontramos informações mais seguras. Nesta altura, uma segunda cerca estava em formação mas, paradoxalmente, a secção Norte da muralha romana era ainda utilizada para delimitar o perímetro urbano. Ao que tudo indica, a recessão urbana havia cantonado a população junto deste troço, sendo os limites Sul e Oeste definidos por um novo troço de muralha, já altimedieval (IDEM, pp.128-129).
As grandes reformas aconteceram a partir do século XIII. Nesta altura, ter-se-á abandonado o troço Norte das muralhas romanas e a cidade cresceu no sentido setentrional (e não meridional, em direcção à recuperação do antigo espaço romano). Este parece ser o principal facto para que o perímetro medieval pleno não siga o que, inicialmente, os romanos haviam delineado. A nova centralidade da urbe, em torno da sua Sé-Catedral, é outro dos argumentos essenciais para o novo desenho das muralhas.
Infelizmente, é também pouco o que sabemos acerca deste projecto baixo-medieval. As obras decorreram com extrema lentidão e, ao que tudo indica, a nova cerca revelou-se pouco eficaz, na medida em que, na década de 70 do século XIV, a cidade foi conquistada com aparente facilidade pelas tropas castelhanas.

Cortesia da CMBraga
A torre de menagem é o mais importante elemento remanescente do antigo castelo mandado construir por D. Dinis. Com cerca de 30 metros de altura (e um interior de três pisos), impõe-se, ainda hoje, na malha urbana da cidade, apesar da extrema proximidade de muitos edifícios posteriores. A sua construção revela um projecto claramente gótico, com ameias e matacães nos vértices, uma janela geminada no topo, bem como as pedras de armas de D. Dinis. Ao longo dos séculos XIV e XV, e terminado o castelo, as atenções reais concentraram-se nas muralhas. É neste contexto que surgem numerosas torres, de planta quadrangular, destinadas a afirmar o poder urbano e régio. No entanto, as novas disposições da guerra determinaram a progressiva perda de função deste sistema. No século XVI, eram já muitos os edifícios adossados à cerca, pelo lado exterior, sinal claro da ineficácia e abandono do dispositivo.
Embora o cruzamento de dados arqueológicos com elementos documentais tenha possibilitado o reconhecimento geral do traçado da muralha medieval, a verdade é que existem muitos pontos de dúvida, como o da localização exacta das portas (sabe-se que existiam, pelo menos, 4) e das torres, perguntas que aguardam, ainda, novas intervenções». In PAF/IGESPAR


Algumas curiosidades sobre a cidade de Braga:
  • A reconhecida História da Sé de Braga deu origem a uma expressão popular, em Portugal e em todo o mundo de fala portuguesa, para definir antiguidade: mais velho que a Sé de Braga. A expressão «És de Braga», refere-se a quando alguém deixa uma porta aberta. A sua origem deve-se ao facto de o Arco da Porta Nova, uma das antigas entradas da cidade de Braga, encontrar-se permanentemente aberta;
  • Braga deu o seu nome a uma rua histórica em Bandung, Indonésia;
  • O cavaquinho é também designado como braguinha;
  • No mundo do Harry Potter a cidade possui uma equipa de Quidditch, Braga Broomfleet;
  • O anuncio publicitário referente aos The Simpsons, episódio Stop, Or My Dog Will Shoot!, mostra as coordenadas geográficas de Springfield, que coincidem com as de Braga.
 
Cortesia da CMBraga

Com a cortesia da CMBraga, IGESPAR/wikipédia/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário