segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Café: A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia, possivelmente com culturas no Sudão e Quénia

Cortesia de marinaheise.spaces
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína, geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml, dependendo do método de preparação.


Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, logo atrás do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido a queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.

Cortesia de marinaheise.spaces
A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia, possivelmente com culturas no Sudão e Quénia, e difundiu-se para o mundo através do Egipto e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra «café» não é originária de Kaffa, local de origem da planta  e sim da palavra árabe qahwa, que significa «vinho», devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma lenda, conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o facto, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no Oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.
Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue. Na língua turco otomana era conhecido como kahve, cujo significado original também era «vinho». A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu.

Cortesia de reidamoda.wordpress
O café teve inimigos os árabes, que consideravam as suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, o café venceu essas resistências e os doutrinadores aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritos da época.

Cortesia de orebate-cassioribeiro
Um pouco da história do Café.
Em 1475 surge em Constantinopla a primeira loja de café. Este produto, numa primeira fase, beneficiou da expansão do Islamismo e, numa segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos. Por volta de 1570, o café foi introduzido na cidade de Veneza, mas como era considerada maometana, a bebida foi proibida aos cristãos. Apenas, e ironia do destino, a liberdade de beber café foi considerada apta para o povo cristão (espante-se...) após o papa Clemente VIII provar a bebida.

Cortesia de marinaheise.spaces
Na Inglaterra, em 1652, foi aberta a primeira casa de café do continente europeu, seguindo-se a Itália dois anos depois. Em 1672 cabe a Paris inaugurar a sua primeira casa de café. Foi precisamente na França que, pela primeira vez, se adicionou açúcar ao café, o que aconteceu durante o reinado de Luís XIV, a quem haviam oferecido um cafeeiro em 1713.
Na sua peregrinação pelo mundo o café chegou a Java, alcançando posteriormente os Países Baixos (Holanda). Devido ao comércio marítimo holandês executado pela Companhia das Índias Ocidentais, o café foi introduzido no Novo Mundo, espalhando-se nas Guianas, Martinica, São Domingos, Porto Rico e Cuba. Segundo a literatura da época, foi  o oficial francês Gabriel Mathien de Clieu quem trouxe para a América os primeiros grãos.
Por outro lado, os portugueses e os ingleses e portugueses tentaram a sua sorte nas zonas tropicais da Ásia e da África.

Cortesia de culturasa
Os estabelecimentos comerciais na Europa consolidaram o uso da bebida do café, e diversas casas de café ficaram mundialmente conhecidas, como o Café Nicola, em Lisboa, onde se encontravam políticos e escritores, sendo de realçar o poeta Bocage, o Virgínia Coffee House, em Londres, e o Café de La Régence em Paris, onde se reuniam nomes famosos como Rousseau, Voltaire, Richelieu e Diderot.
O invento da cafeteira, já em finais do século XVIII, por parte do conde de Rumford, deu um grande impulso à proliferação da bebida, ajudada ainda por uma outra cafeteira de 1802, esta da autoria do francês Descroisilles, onde dois recipientes eram separados por um filtro.

Artefatos holandeses utilizados na moagem e no preparo do café
Cortesia de reidamoda.wordpress
Em 1822 uma outra invenção surge em França. A máquina de café expresso, embora ainda não passasse de um protótipo. Em 1855, é apresentada numa exposição em Paris uma máquina mais desenvolvida, mas foi em Itália que aperfeiçoaram toda a maquinaria inerente à bebida do café. Deste modo, coube aos italianos, apenas em 1905, comercializar a primeira máquina de expresso, precisamente no mesmo ano em que foi inventado um processo que permitia descafeinar o café. Em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial, a Itália continua a ter a primazia sobre os expressos e Giovanni Gaggia apresenta uma máquina onde a água passa pelo café depois de pressionada (usando o mesmo princípio de uma panela de pressão). O sucesso foi notório e exemplar!

Cortesia de agracadaquimica
Vejamos as substâncias saudáveis e alguns e efeitos terapêuticos do café:

  • O consumo moderado de café (3 a 4 chávenas por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso melhora a concentração e, consequentemente, o desempenho escolar;

  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína;

  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de desportos;

  • Doenças como enfarte, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína;

  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina. Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café posso esclarecer:

  • Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais, aminoácidos e vitaminas essenciais;

  • Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B;

  • Possui relação directa com a doença fibroquística (segundo as revistas médicas, precursora do «câncer da mama»);

  • Pode causar o aparecimento de polipos, verrugas, e outras afecções dermatológicas;

  • Pode reduzir a taxa de oxigenação dos neurônios;

  • Pode provocar uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulceras, principalmente para quem sofre de gastrite.


Cortesia de destarbucks e de planetaorganico

Cortesia de planetaorganico


Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Género: Coffea

Existem muitas espécies de café cultivadas no mundo, sendo os mais significativos, o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens. O Café Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, sendo cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde deriva o seu nome, Etiópia e Yemem. O Café Robusta é originário de África e tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar. Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um «sabor típico e único». A acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. O teor de cafeína é maior do que no café arábica.
Depois, como devem calcular, há as misturas, melhor, os lotes que classificam como de «mistura». Sem esquecer os chamados descafeinados (3% de café), isto é, a cafeína é extraída dos grãos verdes de café, antes de serem torrados.

wikipédia/JDACT