domingo, 16 de maio de 2010

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: O «Laboratório Chimico», representativo da história da Química, constitui um projecto para um pólo nacional de ciência e de museologia científica

Cortesia do Museu da Ciência da UC
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo de ciência que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante. Mantém uma actividade muito diversificada, entre exposições temporárias, visitas guiadas, conversas com cientistas e ateliers, que têm tido um excelente e crescente acolhimento na sociedade portuguesa.
A requalificação do Laboratório Chimico, edifício único, representativo da história da Química, constitui a primeira fase de um projecto que visa constituir um grande pólo nacional de divulgação de ciência e de museologia científica.
Cortesia do Museu da Ciência da UC
O Museu aconselha uma visita à exposição permanente «Segredos da Luz e da Matéria», uma exposição que combina o contacto com os objectos, que ilustram a história da ciência, em Coimbra e em Portugal, com a exploração dos conteúdos, através de experiências interactivas e de suportes multimédia.
A Universidade de Coimbra é detentora de um acervo museológico científico único a nível nacional e de grande valor internacional. Os objectos das colecções de física, astronomia, química, história natural e ciências médicas, documentam, de forma marcante, o empreendimento iluminista de conhecer, descrever e compreender o mundo, o espaço, a natureza que nos rodeiam e de que fazemos parte.

Cortesia do Museu da Ciência da UC
O projecto de digitalização destas colecções procura tornar acessível ao grande público, através da pesquisa, mas também aos especialistas e historiadores da ciência, este importante património cultural e científico da Universidade de Coimbra e do país. A informatização do acervo permitirá ainda uma gestão mais eficaz, correcta e cuidada das colecções, contribuindo para a sua preservação, salvaguarda e valorização.
Cortesia do Museu da Ciência da UC
No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto OS BICHOS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.
Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com zoologia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de pesca, pastorícia, pecuária, que possam ter sido usados, ou ainda sejam usados, por pescadores, pastores ou produtores de gado nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com as diversas áreas da biologia. O próximo Encontro é no pf dia 27 de Maio às 15h. 
Cortesia do Museu da Ciência da UC
Continuando no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta uma Conferência de Rafael Marquez no pf dia 20 de Maio, às 17h. 
Como Exposição Temporária, até ao pf dia 04 de Julho, o Museu apresenta Darwin 150,200.
Darwin foi um dos mais importantes e influentes cientistas de todos os tempos. A ele se deve a formulação de uma teoria de evolução que permite explicar a diversidade da vida na Terra nos últimos 3 mil milhões de anos. O que conhecemos hoje sobre a biologia dos seres vivos só é compreensível com base no princípio da evolução. Além disso, uma das consequências principais das teorias de Darwin é a recolocação do Homem no seio da Natureza, ao estabelecer que a nossa espécie também evoluiu, como as outras, de antepassados que viveram muito tempo antes.
No ano passado (2009), comemoram-se 200 anos sobre o seu nascimento e 150 anos sobre a publicação da sua obra mais importante e influente «A origem das Espécies».
Cortesia do Museu da Ciência da UC
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra assinala o contributo fundamental deste naturalista, cujo pensamento mudou completamente a nossa visão do mundo e da nossa posição na natureza.
As comemorações envolvem um conjunto diversificado de iniciativas, que incluem a realização desta exposição temporária que procura trazer junto dos visitantes as ideias avançadas por Darwin e os conhecimentos que elas permitiram adquirir, até hoje, e apresentar algumas das suas implicações sobre o futuro, em particular sobre o futuro da nossa espécie.

Cortesia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra/JDACT