domingo, 13 de novembro de 2011

Tesouros da Literatura e História. Duarte Nunes de Leão. Chronica del rei D. Dinis: «Polo que tendo elle grandes informações da infanta Dona Isabel, filha del Rei Dom Pedro o III. De Aragão, & da rainha Dona Costança, filha del Rei Manfredo de Napoles & Sicilia, a mandou pedir a seu pai per seus embaxadores, que forão Ioam Velho, Vasco Pires, & Ioam Martijz, fidalgos de seu conselho»

Cortesia de gentemaior

NOTA: Texto na versão original

«Ao tempo que el Rei Dom Afonso III falleceo, era o Infante Dom Dinis seu filho primogénito de XVII. annos. Polo que tanto que foi jurado & leuantado por Rei, tomou logo o gouerno dos reinos aboglutamente, como homem de legitima idade, que polo costume de Hespanha para isso tinha. Mas a Rainha Dona Beatriz, sua mai, que era molher mui bastante & prudente, ou porque por sua industria, & contemplação, se accgrescentarão ao reino de Portugal os lugares do reino do Algarue, & os de alem de Guadiana, de que na vida del Rei Dom Afonso se fez menção, 'ou por el Rei seu filho ser mui liberal, & de idade em que os homêes saõ vehementes a qualquer, parte que se inclinão, quisera, ella gouernar com. elle juntamente naquelles principios de seu reinado.

E como os Reis naturalmente saõ impacientes de parçaria na jurdição, & mando, o não consentia. Do que entre, elles suceedeo grande desauença, pola qual a Rainha se foi a Castella, com ptetexto de ir visitar seu pai, com o qual steue ate seu fallecimento, & ao fazer de seu testamento, como se vee delle; que foi –hüa das testemunhas que o assinarão. Sendo, pois, el ,Rei ,Dom Afonso descontente por a discordia que hauia entre sua filha & neto, querendo acordalos, se veo aa cidade de Badajoz, lugar do estremo de Castella, & da hi mandou pedir a el Rei Dom Dinis, seu neto, se quisesse ir tambem a:Eluas, lugar do estremo de Portugal, que dista três legoas de Badajoz. Vindo el Rei Dom Dinis el Rei de Castella, seu avoo, lhe mandou a eluas os Infantes Dom Sancho, Dom Pedro, & Dom Iaimes, seus fllhos, & o Infante 'Dom Manuel, seu irmão, pedindolhe por elles, se quisesse ver com elle em Badajoz.


Cortesia de moodle

El Rei Dom Dinis deteve seus tios consigo três dias & despedindoos lhe disse, que logo se ia apos elles.E stando el Rei Dom Afonso mui aluoroçado, sperando per o neto, elle o não quis ir ver, receando que com rogos o quisesse metter em poder & arbitrio de sua mai. E da hi se foi logo a Lisboa, parecendolhe, que menos aggrauo fazia a seu avô em não ir verte com elle, que em lhe negar o que lhe pedisse, teendo delle recebido tantos benefícios com a exempção di reino do Algarue. Polo que el Rei Dom Afonso descontente, & mui sentido de seu neto, se tornou para Seuilha.

Vindo o anno de MCCLXXXI. & sendo el Rei Dom Dinis de idade de XX. annos, lhe pedirão seus pouos, quisesse tomar molher. Polo que tendo elle grandes informações da infanta Dona Isabel, filha del Rei Dom Pedro o III. De Aragão, & da rainha Dona Costança, filha del Rei Manfredo de Napoles & Sicilia, a mandou pedir a seu pai per seus embaxadores, que forão Ioam Velho, Vasco Pires, & Ioam Martijz, fidalgos de seu conselho.
Do qual requerimento sendo el Rei de Aragão mui contente, como quem grandemente o desejaua, Ioam Velho, que como principal pessoa para isso leuaua special poder, recebeo a infanta em nome del Rei Dom Dinis. A qual aaquelle tempo era de XI annos, & de estremada fermosura, & ornada de grandes virtudes, per que veo ser sancta & venerada como tal. El Rei seu pai a trouxe ate o estremo de Castela & Aragão, & despedindose della com muitas lágrimas & saudade, assi por sua bondade & mansidão, como por ser tam moça, & que elle muito amaua, a entregou ao bispo de Valença & a outros grandes do reino de Aragão, que a trouxerão a Portugal.


Cortesia de ciscodedeus e azultradicional  

Quando a Rainha per Castella entrou, o Infante Dom Sancho, que era seu primo coirmão, por ser filho da rainha Dona Violante, irmãa del Rei Dom Pedro, a veo ao caminho receber, & mandou fazer a ella & a suas gentes grandes gazalhados. E por elle ser occupado nas guerras em que andaua, a que lhe era necessário ser presente, mandou com ella o infante Dom Iaimes, seu irmão, que a acompanhou ate Bragança, onde foi a entrega.

Em Bragança staua o Infante Dom Afonso, irmão del Rei Dom Dinis, & o Conde Dom Gonçalo, seu cunhado, casado com Dona Lianor, sua irmãa bastarda, & muitos ricos homees & prelados, que trouxerão a rainha a Trancoso, onde el Rei Dom Dinis a ataua sperando, & a recebeo, &e se fizerão as vodas com grandes festas, & aparato. Da Rainha Dona Isabel, sua molher, houue el Rei Dinis a infante Dona Costança, que foi rainha de Castella, molher del Rei Dom Fernando IIII que morreo emprazado, & o infante Dom Afonso, que lhe succedeo no reino.

Fora do matrimonio houue, seis filhos de diuersas mais. S. de hua Aldonça Rodriguez houue Afonso Sanchez, que se chamou de Albuquerque, mordomo mmor del Rei seu pai, & a que elle muito quis. Do que nasceo a discórdia & desobediência do infante Dom Afonso contra seu pai. Este Afonso Sanchez foi casado com Dona Tareja Martijz, ou segundo outros, de Meneses, filha de Dom Ioam Afonso de Albuquerque, & de Dona Tareja Sanchez, filha bastarda del Rei D. Sancho o III de Castela, de que nasceo D. Ioam Afonso senhor de Albuquerque; alferez del Rei D. AÍonso XI, de Castela, o qual foi grande senhor». In Tesouros da Literatura e da História, Crónicas dos Reis de Portugal, reformadas por Duarte Nunes de Leão, Lello e Irmão, Editores, 1975, Porto.

Cortesia de Lelo e Irmão Editores/JDACT