segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Campo de Flores. Poesia. João de Deus. «Se ao meu ouvido chega o rugido do teu vestido indo a roçar, que som me vibra não sei que fibra, que me equilibra a mim no ar?»


jdact

Simpatia

Olhas-me tu
constantemente:
daí concluo
que essa alma, sente;
que ama; não zomba
como é vulgar;
que é uma pomba
que busca o par!

Pois ouve: eu gemo
de te não ver!
E em vendo, tremo,
mas de prazer!
Foge-me a vista…
Falta-me o ar...
Vê quando dista
daqui a amar!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Casto Lírio

Meu casta lírio,
terno delírio,
glória e martírio
do meu amor!
Amo-te como
a haste o gomo,
o lábio o pomo,
e o olho a flor.

Se ao meu ouvido
chega o rugido
do teu vestido
indo a roçar,
que som me vibra
não sei que fibra,
que me equilibra
a mim no ar?

E que harpa santa
é que me encanta
e enche de tanta
consolação,
quando uma fala
terna, se exala
donde se embala
teu coração?

Quando te vejo
de um simples beijo
corar de pejo,
mudar de cor,
que susto é esse
que me parece
te empalidece,
rosa de amor?

Quando no leito
teu níveo peito
sonho que estreito
e aperto ao meu,
vendo tão perto
o céu aberto,
porque desperto,
anjo do Céu?

Não fujas, rosa,
não fujas, goza
manhã mimosa,
manhã de amor!
De folha em folha
a flor se esfolha
bem cedo, e olha
Que és uma flor!...

In João de Deus, 'Campo de Flores'

JDACT