quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FCG. Jazz em Agosto de 2012. O outro lado do jazz. «O primado da improvisação colectiva assume nível superior neste recente grupo português. Aqui predominam cordas e percussão, distinguindo-se o violinista Carlos Zíngaro e o percussionista Pedro Carneiro»


Cortesia de fcg

«A 29ª edição do festival decorre entre os dias 3 e 12 de Agosto com seis concertos no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, irradiando até ao teatro do bairro, para três concertos no espírito dos clubes de jazz.

(Continuação)
Terça-feira, dia 7 de Agosto de 2012, 22h30m, - teatro do bairro.
Nuova Camerata

Pedro Carneiro (marimba); Carlos Zíngaro (violino); João Camões (viola); Ulrich Mitzlaff (violoncelo); Miguel Leiria Pereira (contrabaixo).
O primado da improvisação colectiva assume nível superior neste recente grupo português. Aqui predominam cordas e percussão, distinguindo-se o violinista Carlos Zíngaro e o percussionista Pedro Carneiro. Na actual proliferação de linguagens desta corrente, o ensemble apresenta uma música de câmara improvisada de reconhecida identidade.

Quarta-feira, dia 8 de Agosto de 2012, 22h30m, - teatro do bairro.
Triovd

Christophe de Bézenac (sax alto, electrónica); Chris Sharkey (guitarra eléctrica); Chris Bussey (bateria); Erikm (gira-discos).
Oriundo de leeds, um trio cujo nome significa valentine’s day, filiado no funk avant, explorando velocidade e actonalidade num todo revelador de profunda organização. A progressão exaltante do trio, situada também entre o free jazz e rock, constitui uma referência do actual jazz desviante do reino unido.

Quinta-feira, dia 9 de Agosto de 2012, 22h30m, - teatro do bairro.
Das Kapital Pays Hanns Eisler

Daniel Erdmann (sax tenor); Hasse Poulsen (guitarra); Edward Pérraud (bateria); Dj Sniff (gira-discos).
A temática de Hanns Eisler (1892-1962), compositor discípulo de Shönberg, depois rendido à indústria de Hollywood e perseguido por ideologia marxista, inspirou um alemão, um dinamarquês e um francês no novo capítulo de das Kapital. a empatia e audácia dos três músicos, a sua mais-valia de instrumentistas e o conhecimento perfeito dos idiomas do jazz modulam e transfiguram canções populares e hinos revolucionários.


Sexta-feira, dia 10 de Agosto de 2012, 21h30m, - anfiteatro ao ar livre.
Matthew Shipp Trio

Matthew Shipp (piano); Michael Bisio (contrabaixo); Whit Dickey (bateria).
O trio clássico de piano/contrabaixo/bateria não cessa de apresentar novas formulações. O novo grupo deste pianista de créditos firmados é um desses casos. A sua música sucede-se em catadupa sem rumo predeterminado, musculada ou sob climas austeros, efervescente e provocadora. Os companheiros em simbiose conjugam-se em total compreensão dos desígnios do leader.

Domingo, dia 12 de Agosto de 2012, 21h30m, - anfiteatro ao ar livre.
Ingebrigt Håker Flaten Chicago Sextet

Ingebrigt Håker Flaten (contrabaixo); Dave Rempis (saxofones); Jason Adasiewicz (vibrafone); Jeff Parker (guitarra); Ola Kvernberg (violino); Frank Rosaly (bateria).
O contrabaixista e compositor norueguês agora residente nos EUA e assumindo uma nova liderança estabelece uma ponte norte-atlântica com um escol de músicos de Chicago com quem estreitou laços desde 2006. Estreado há menos de um ano, este novo projecto, onde cabem seis músicos de qualidades individuais reconhecidas, reflecte uma visão global». In Fundação Calouste Gulbenkian.


Cortesia de F. Gulbenkian/JDACT