domingo, 12 de agosto de 2012

Fundação Oriente. A Arte de Viajar. Workshop. Miguta Água Silva. «Não será um receituário sobre a forma certa de viajar, porque cada pessoa terá de encontrar a sua. Será, sim, uma tertúlia para a qual os participantes poderão contribuir com as suas experiências e histórias de viagem…»



Cortesia da fo e jdact

Workshop. A Arte de Viajar. Do dia 13 ao dia 20 de Outubro de 2012.
Formadora: Miguta Água Silva, duração de 6 horas, horário, 10h00 às 13h00.
Número máximo de participantes - 20 pessoas.

«Uma viagem pode ser o cumprir de um sonho – ou um pesadelo. Tudo depende de... muita coisa. Depois de decidir onde ir, ler os guias, comprar o bilhete, obter os vistos, fazer a mala – depois de tudo isso, começa o essencial. Como conviver com as diferenças culturais? Como se comportar? Como acautelar as questões de segurança? Como lidar com os assédios? Como proteger-se da eventual desilusão? Que impacto positivo pode a viagem ter em nós – e nos outros?
Destas e doutras questões iremos falar neste workshop sobre “a arte de viajar”. Não será um receituário sobre a forma certa de viajar, porque cada pessoa terá de encontrar a sua. Será, sim, uma tertúlia para a qual os participantes poderão contribuir com as suas experiências e histórias de viagem, as suas dúvidas e os seus sonhos. Viajantes como Wilfred Thesiger, Ella Maillart, Rolf Potts ou Dervla Murphy estarão também connosco. Uma oportunidade para inspirar e inspirar-se.
O workshop está aberto aos que já viajaram, aos que ainda não viajaram e até aos que não querem viajar.

Miguta Água Silva é natural de Lisboa, estudou e trabalhou também na Dinamarca, nos Açores e em Macau. Com os períodos de trabalho, foi intercalando viagens de longa duração, a solo, que somaram quatro anos pela Ásia e pela África oriental. Nunca foi raptada, agredida ou roubada (excepto nalguns preços). Apesar de não ter histórias dessas para contar – ou por isso mesmo – contribuiu para o livro O Mundo É Fácil, de Gonçalo Cadilhe com os textos “Mulher, portuguesa, viaja sozinha” e “A decisão de partir”». In Fundação Oriente.
Ver Programa na Fundação Oriente, Museu.

Cortesia da F. Oriente/JDACT