segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Musa em Férias, Idílios e Sátiras. Guerra Junqueiro. «E olha que foram morenas e bem as moças mais lindas de Jerusalém. E a virgem Maria não sei... Mas seria morena também»


jdact

Morena

Não negues, confessa
que tens certa pena
que as mais raparigas
te chamem morena.

Pois eu não gostava,
parece-me a mim,
de ver o teu rosto
da cor do jasmim.

Eu não... mas enfim
é fraca a razão,
pois pouco te importa
que eu goste ou que não.

Mas olha as violetas
que, sendo umas pretas,
o cheiro que têm!
Vê lá que seria,
se Deus as fizesse
morenas também!

Tu és a mais rara
de todas as rosas;
e as coisas mais raras
são mais preciosas.

Há rosas dobradas
e há-as singelas;
mas são todas elas
azuis, amarelas.

De cor de açucenas,
de muita outra cor;
mas, rosas morenas,
só tu, linda flor.

E olha que foram
morenas e bem
as moças mais lindas
de Jerusalém.
E a virgem Maria
não sei... Mas seria
morena também.

Moreno era Cristo.
Vê lá depois disto
se ainda tens pena
que as mais raparigas
te chamem morena!

In Guerra Junqueiro
A Musa em Férias, Idílios e Sátiras, Lello & Irmão Editores, Porto, 1949

JDACT