segunda-feira, 25 de março de 2013

A Sismologia e a Dinâmica Planetária. Luís Mendes Victor. « Se a dinâmica planetária é melhor alcançada pelo primeiro destes objectivos, pelo segundo assegura-se uma importante contribuição nos domínios da prevenção do risco sísmico»


jdact

In Memoriam de Mendes Victor

«O desenvolvimento tecnológico, operado nos sistemas de observação geofísica planetária, possibilitou a elaboração de modelos globais de referência, fundamentais para o relançamento de novos alvos de investigação. A elevada capacidade de processamento da informação foi e continuará a ser o pilar das descobertas dos fenómenos que ocorrem no interior do planeta. A resolução do problema inverso, em múltiplos domínios e particularmente em Sismologia, cuja expressão gráfica se tornou extraordinariamente eloquente, abre novas perspectivas de desenvolvimento do conhecimento da dinâmica planetária. Os principais objectivos da Sismologia centram-se:
  • na compreensão e modelação da estrutura da Terra desde a crusta até ao núcleo interno; 
  • no registo sistemático dos sismos provenientes de todos os azimutes e fontes, qualquer que seja a distância percorrida pelas ondas sísmicas.
Se a dinâmica planetária é melhor alcançada pelo primeiro destes objectivos, pelo segundo assegura-se uma importante contribuição nos domínios da prevenção do risco sísmico.

O Conceito do Conhecimento Global do Planeta a partir da Análise Fenomenológica
O conhecimento global do planeta não se pode dissociar da sua própria história. A camada externa actual do planeta tem uma espessura variável de cinco até poucas dezenas de quilómetros. O manto ocupa quase metade do raio da esfera equivalente e estende-se até cerca de 2 900 km de profundidade. O núcleo, cuja composição essencial é Ferro, tem uma camada fluída envolvente, o núcleo externo, e uma parte sólida dentro de uma esfera de 1 225 km de raio, aproximadamente 1/5 do raio da Terra esférica. Os registos das primeiras tentativas do Homem para compreender ou descrever o planeta perdem-se na antiguidade. No século III já os gregos sabiam que a Terra era um globo finito e foram capazes de estimar a sua circunferência. Desde então, a inteligência e a força do raciocínio foram chamadas a entender os processos do planeta Terra e a explorar o seu lugar no Sistema Solar Na figura, a Terra é apenas a expressão dum logro, se não forem introduzidos esclarecimentos complementares. Torna-se assim necessário mobilizar a comunidade científica para se dispor da visão real do planeta, introduzindo-se-lhe a parametrização e a dinâmica próprias.

Sismicidade Histórica
Ao longo dos séculos vários sismos afectaram Portugal, sendo o de 1755 o mais devastador. Os mais importantes, no período compreendido entre 309 e 1969,
estão referenciados na tabela:



In Luís Mendes Victor, A Sismologia e a Dinâmica Planetária, Seminário Internacional sobre Prevenção e Protecção das Construções contra Riscos Sísmicos, 2004.

Cortesia de SIPCR Sísmicos/JDACT