segunda-feira, 25 de março de 2013

Tese orientada pelo Prof. Doutor “Luís Alberto Mendes Victor”. 2007. Cristina Maria Sousa Catita. Doutoramento em Engenharia Geográfica e Geoinformática (Detecção Remota). «Os principais resultados identificam um padrão de deformação na região NW da ilha do Pico, onde uma sequência completa de franjas é visível e que corresponde a cerca de 3 cm de deslocamento relativo»

(1931-2013)
Torres Vedras
jdact e wikipedia

In Memoriam de Mendes Victor
Do amigo sincero e colega

Um exemplo de investigação.

Resumo
«Neste trabalho de dissertação a interferometria SAR diferencial (DInSAR) e o sistema de posicionamento global (GPS) são utilizados para determinar as actuais  deformações de origem tectónica e/ou vulcânica nas ilhas Pico e Faial pertencentes ao grupo central do Arquipélago dos Açores (Atlântico Norte). A técnica DInSAR é  utilizada para avaliar a deformação pré- e co-sísmica, gerada pelo evento sísmico de  Mw 6.1 que ocorreu a 9 de Julho de 1998 a cerca de 10 km da costa NE do Faial. Para  o efeito, adquiriram-se 17 imagens SAR, obtidas pelos satélites ERS-1 e ERS-2, com as quais foram produzidos 34 interferogramas diferenciais. Os principais resultados identificam um padrão de deformação na região NW da ilha do Pico, onde uma sequência completa de franjas é visível e que corresponde a cerca de 3 cm de deslocamento relativo. Este resultado é interpretado como sendo consequência da deformação elástica gerada pelo sismo de 1998 e é comparado com os modelos sintéticos derivados de estudos geodésicos e sismológicos independentes. O GPS é utilizado para estimar a cinemática actual da região Pico-Faial no período pós-sísmico»


Agradecimentos
«A realização deste trabalho de dissertação só foi possível devido à confiança, incentivo e orientação do Prof. Dr. Luís Mendes Victor. Gostaria por isso de expressar os meus mais sinceros agradecimentos pelo seu apoio em todos os momentos, bons e menos bons, deste percurso nem sempre fácil. A realização e conclusão desta dissertação contou também com o incondicional apoio do Prof. Dr. Miguel Miranda e do Prof. Dr. João Catalão que me acompanharam e conduziram em todos os momentos deste trabalho. Para eles o meu mais sincero agradecimento quer pela ajuda científica, quer pela motivação e incentivo transmitidos. Agradeço-lhes acima de tudo a amizade e a confiança que depositaram em mim, não deixando nunca que eu desistisse deste trabalho mesmo nos momentos de maior fragilidade». In Cristina Maria Sousa Catita, Interferometria Radar por Satélite Aplicada ao Estudo da Morfologia e da Deformação da Região Pico-Faial (Açores), Doutoramento em Engenharia Geográfica e Geoinformática (Detecção Remota), Tese orientada pelo Prof. DoutorLuís Alberto Mendes Victor”, 2007.

Cortesia de Cristina Catita/JDACT