terça-feira, 19 de março de 2013

Fernão de Magalhães. Escritos Literários e Políticos. Coligidos e publicados sob a direcção de Arlindo Varela. Latino Coelho. «... na variadissima multiplicidade dos seus trabalhos literários e politicos não esquecia então a escola de que fora sempre ornamento, quer na qualidade de discípulo, quer na de professor»

Latino Coelho, por António Carneiro
jdact

NOTA: De acordo com o original

«É aqui occasião de dizer que nenhum outro publicista poderia advogar melhor do que Senibaldo de Mas a idéa da união ibérica. O caracter honestíssimo d'este cavalheiro, a sua elevada intelligencia, a variadíssima instrucção de que é dotado, o seu affecto aos portuguezes, e a delicadeza de trato e bondade de alma com que realça essas qualidades, já de si muito superiores, contribuíram de certo poderosamente para que as idéas explicadas na memoria ibérica do diplomata hespanhol, achassem no animo de alguns dos nossos escriptores acolhimento favorável. Os successos posteriores transformaram em impossibilidade pratica a hypothese da união, e deixaram á mercê dos visionários politicos o plano de Senibaldo. Algum conspirador obscuro ficaria ainda a sonhar no grande império peninsular, mas os homens de vulto nos dois reinos deixaram para logo a arena em que a discussão de uma contingência politica podia parecer tentativa criminosa e desleal.
Latino na variadissima multiplicidade dos seus trabalhos literários e politicos não esquecia então a escola de que fora sempre ornamento, quer na qualidade de discípulo, quer na de professor. Ao passo que se entregava com  incansavel actividade ás lides de que demos noticia, e que se applicava com egual tenacidade ao estudo das principaes línguas da Europa, escrevia um Curso de Elementos da Historia Natural para uso dos alumnos da Polytechnica, e preparava de accordo com outros professores a Encyclopedia das Escolas d'Instrucção Primaria, que mais tarde foi publicada, com approvação do cardeal Patriarcha na parte concernente á doutrina christã. Na Revista Peninsular, que temos deante de nós, foi Latino Coelho um dos mais notáveis colaboradores, escrevendo diíferentes artigos no idioma hespanhol, no qual se mostrou tão copioso e aprimorado como na lingua portugueza.
E não só n’aquelle jornal mas em muitos outros publicou escriptos excellentes, cujo exame e noticia pediria mui larga escriptura. Nas eleições supplementares de 1854 foi eleito deputado por Lisboa, e em 28 de Março de 1855 estreou-se como orador, ganhando n'este primeiro ensaio a consideração e sympathia da Camara, e os applausos do publico. Os jornaes de então compararam o joven orador a Cicero e a Mirabeau, e apenas lhe notaram uma certa propensão epigrammatica, que todavia, sendo dirigida com sobriedade discreta, pode ser na tribuna um dote precioso. Em 1856 e em 1860 voltou á Camara dos Deputados a representar os povos da Ilha do Fayal, que acudiram benévolos a reparar o ostracismo com que os eleitores do reino tinham correspondido ás brilhantes qualidades parlamentares do illustre professor. O povo tem seus quartos de hora de ingratidão, e não é sempre á superioridade do talento, e á grandeza e elevação das idéas que elle presta voluntariamente o testemunho publica do seu voto.
O governo chamou em 1852 Latino Coelho para a Commissão Central de Pesos e Medidas; em 1854 nomeou-o Membro do Conselho Dramático, e em 1859 deu-lhe no Conselho Superior de Instrucção Publica o logar que só desarrasoada inveja, mais honrosa que a própria nomeação, lhe poderia ter negado. A Academia Real das Sciencias já tinha a esse tempo aberto as suas portas a Latino Coelho, que de sócio effectivo passou em breve a ocupar o cargo de secretario, exercido em todos os corpos scientificos e literários da Europa por homens qualificadíssimos. O Diário de Lisboa foi também entregue á direcção d'este mancebo». In Latino Coelho, Fernão de Magalhães. Escritos Literários e Políticos. Coligidos e publicados sob a direcção de Arlindo Varela, Editores Santos & Vieira, Empresa Literária Fluminense, Imprensa Portuguesa, Lisboa, 1917.

Cortesia de Imprensa Portuguesa/JDACT