sexta-feira, 24 de maio de 2013

Destroços. O gibão de Mestre Gil e Outros Ensaios. Eduardo Lourenço. «Daí que os nossos críticos marxistas se julguem na obrigação de pôr em relevo o que eles chamam o lado concreto, a experiência humana realista, quotidiana…»

jdact

«(…) Como nenhum a outra, a concepção do mundo e a metodologia dela decorrente que servem de referência aos trabalhos de António José Saraiva ou de Óscar Lopes desejam-se totais, exaustivas, científicas, omnicompreensivas. É natural e todas as hermenêuticas visam qualquer coisa de semelhante, mesmo se o não confessam. Não nego, pois que a época e a obra de Gil Vicente sejam susceptíveis de uma interpretação marxista e que, em última análise, só uma interpretação desse tipo se possa ter como realmente explicativa. Mas da formulação de um ideal metodológico à possibilidade da sua incarnação concreta vai um oceano. Em Portugal, até ao presente momento, só existem interpretações verbalmente marxistas ou marxistas ao nível da intenção, reflexo de uma vigência teorética até ao presente enleada em mitos e esquemas de um grande simplismo, fora do domínio particular que o autor de Miséria da Filosofia explorou. As primeiras investigações sérias de História da Cultura de um tal ponto de vista começam apenas a tentar-se na Alemanha, na Itália e na França. Tudo o mais pertence à pré-história, ou à história dogmática de uma práxis  que se dá como projecto a fidelidade ao real e a esse título se baptiza com o belo mas inquietante nome de realismo.
Como nos aparece a prática de um tal realismo crítico? Como a fonte de extrapolações que a crítica burguesa tradicional há muito havia eliminado. Segundo o marxismo, a verdade, ou a realidade de ordem espiritual e a expressão de uma outra ordem subjacente de que ela é a máscara. A máscara das máscaras é a religião, mas por isso mesmo é que através de um exame sério de tal superestrutura é possível colher, como o negativo, a situação histórica efectiva que ela mascara. Não vamos discutir aqui o bom fundamento desta afirmação do marxismo clássico, neste momento seriamente posta em causa em círculos marxistas consideráveis, o que não percebo, diga-se de passagem, como pode ser feito sem tocar as raízes mesmas do marxismo. Uma superficial compreensão dessa ideia fundamental do marxismo traduziu-se na prática num menosprezo visceral da crença enquanto tal, pois que teoricamente e segundo a letra, é ela afectada do coeficiente de suprema ilusão. Daí que os nossos críticos marxistas se julguem na obrigação de pôr em relevo o que eles chamam o lado concreto, a experiência humana realista, quotidiana, desmitificante por essência, dos autores que lhe caem nas mãos e, por outro, o de tentar menosprezar, literalmente, ter em menos, o que nesses outros, segundo a teoria, e do domínio da ilusão, quer dizer, as opções espirituais ou religiosas.
O processo é sobretudo fatal quando se trate de um autor como Gil Vicente que se quereria incluir na falange dos avatares lúcidos, realistas, desmistificadores, progressistas e, ao mesmo tempo, apresenta obra penetrada de ideologia religiosa, como eles dizem, para não dizer mitologia religiosa, o que sob a sua pena seria pleonástico. Quer dizer, teoreticamente consideram essa excrescência como nula e psicologicamente são levados portanto a anulá-la em vez de fazer o que marxisticamente se impunha que era lê-la, e lendo-a, explicar o que ela encobre». In Eduardo Lourenço, Destroços, O Gibão de Mestre Gil e Outros Ensaios, Gradiva, 2004, ISBN 972-662-945-4.

Cortesia Gradiva/JDACT