quarta-feira, 15 de maio de 2013

Crónica Esquecida d’el rei João II. Leituras. Seomara Veiga Ferreira. «… se o bastardo e a cunhada se não tivessem imiscuído no seu sonho, na sua determinação de construir o seu “Désir”, a divisa que escolhera. E eles nem sequer o tinham feito por um motivo grandioso»

jdact

A Morte do Cisne no Campo do Leão
«(…) O duque Afonso recuou, não sem obrigar o irmão a ameaça-lo. Foi um estratagema, o de Coja, onde o duque chegou fora de horas, sem dar tempo para que a batalha estalasse, fingindo rer organizado o arraial com suas tropas de batalha. O Regente Pedro preparou-se belicamente para dar a resposta condigna e o duque, com a sua consciência tranquila porque fizera denunciar a rebeldia e os ímpetos guerreiros do irmão, afastou-se durante a noite com a pouca gente que lhe era leal. Era a forma de colocar o Regente Pedro ainda em pior situação e, ainda por cima, podia explicar ao rei que vinha em paz, concórdia, como prometera, e fora o duque de Coimbra que literalmente o forçara quase à batalha… E lá foi, com os seus apaniguados, aquele velho quase octogenário, atravessar os velhos Montes Hermínios, à sorrelfa, como um ladrão, neste caso um infeliz velho que, para manter a sua palavra de servidor leal, que arrostava com o frio, a neve, o mau tempo para chegar perto do rei meu senhor, com as mãos limpas do sangue fraterno. O destino, que lhe entortou a alma, entortou-lhe nessa quase grotesca jornada, o corpo. Apanhou tanto vento gelado que as articulações cederam e ficou até à morte com o pescoço torcido.
Nunca mais conseguiu erguer a cabeça. Sempre a olhar o chão, trôpego, como um animal que rasteja. Logo que recolheu a sua gente que o seguiu, voltou para Santarém. Não sei se Pedro gostou de saber que o Infante Henrique não pôs qualquer obstáculo a que o irmão passasse pelas suas terras. O que é certo é que não emitiu qualquer protesto e o duque levou até à Corte uma carta de concórdia, ainda por cima curvado com os louros do martírio e recebido triunfalmente, depois do filho preparar o terreno para o efeito. Estávamos, entretanto, em 5 de Abril de 1449 e o Regente Pedro, nas margens do Mondego, sabe que o fim dos tempos se aproximam e que o Anjo da Morte bate as asas negras sobre a sua cabeça. Com ele tinha os amigos, o grande amigo que uns anos antes viera de Ceuta, Álvaro Vaz Almada. Os irmãos, um, desde sempre se mantivera afastado, o Barcelos; o outro, Henrique, abandonara-o. A verdade foi mais complexa. Estavam os campos em posição de combate quando viera da Corte uma ordem do rei intimando o tio a deixar passar por suas terras o Bragança, visto ele vir em serviço da Coroa. O Infante, danado, ofendido, mais que isso, ferido no seu orgulho de cavaleiro, tio e genro do rei, não acatou a ordem pela resposta intempestiva que deu. Entretanto, o infante Henrique, tentando  pelo menos na aparência, dar um caminho benéfico ao assunto, enviara a Penela o bispo de Ceuta para solicitar também ao irmão que deixasse passar o Bragança. O duque Pedro respondeu que só o faria se o irmão não viesse como para começar a guerra... E o bispo percebeu o recado. Partiu. De resto para quê insistir, se o próprio Infante Henrique, que nem se deu ao trabalho de ir pessoalmente aplacar os irmãos, já debandara para Santarém?
E porque não, se a força se achava ali, se tinha também o seu destino a cumprir e ele só podia cumprir-se do outro lado? De resto, o irmão sempre se opusera à sua política africana e ele, Henrique, tinha preceitos a obedecer, tinha as determinações da sua Ordem de quem era mestre e administrador. E não era o irmão Pedro membro da outra Ordem, a de S. Jorge, cuja face aparente, régia, era a da Jarreteira, a Garrotea dos iniciados de S.Jorge que foi príncipe de Capadócia e morrera martirizado sob as ordens do terrível imperador Diocleciano, que fora o flagelo dos desgraçados cristãos?
O Regente Pedro, com cinquenta e sete anos, alto, forte, embora esguio, com tipo de inglês, quase nunca perdia a calma mas começava a ficar cansado, gasto, farto, talvez até compreendesse esse irmão Henrique todo dominado pelo seu sonho. Porque não? A cada um deles coubera um destino diferente e implacável também como o é sempre o destino... Nunca ninguém o acoimara de ingrato ou falto de compreensão e magnanimidade para com a família, se o bastardo e a cunhada se não tivessem imiscuído no seu sonho, na sua determinação de construir o seu Désir, a divisa que escolhera. E eles nem sequer o tinham feito por um motivo grandioso». In Seomara Luzia da Veiga Ferreira, Crónica Esquecida d’el rei João II, Editorial Presença, Lisboa 1995, 4ª edição, Lisboa 2002, ISBN 972-23-1942-6.

Cortesia de Editorial Presença/JDACT