domingo, 15 de outubro de 2023

O Último Segredo. Lynn Sholes e Joe Moore. «Gilley, o texano, filho de um colecionador de bugigangas, com uma pilha de ossos de dinossauro, encontra esse fóssil no porão do pai, numa caixa com um punhado de outros fragmentos de ossos…»

jdact e Cortesia de wikipedia

Os Fósseis de Gilley

«Somos o que pensamos. Tudo o que somos começa nos nossos pensamentos. E com os nossos pensamentos, criamos o nosso mundo. In Buda

Vale dos Dinossauros, Texas

«O mundo está prestes a mudar, Ted, comentava Cotten Stone no telefone móvel. Ela o segurava com uma das mãos e, com a outra, manobrava a direcção do carro na Highway 67 em direção a Glen Rose, Texas. E isso vai mexer com a cabeça de muitas pessoas. Estou impressionado, admitiu Ted Casselman, o som da voz começando a falhar. Cotten olhou para o indicador de sinal do telefone. Ele oscilava entre uma barra e nenhuma. Ela não queria perder o contacto com Ted, seu ex-chefe quando trabalhou para a Satellite News Network. Mesmo depois que deixou a SNN, para se tornar a principal repórter investigativa da NBC, Ted continuou sendo seu amigo e mentor.

Tenho acompanhado a cobertura da mídia, Cotten, mas é claro que tudo continua envolto em mistério. Fizeram um óptimo trabalho na divulgação da sua exclusiva. E é isso o que eu acho que foi..., exactamente um exagero. Não entendi nada. Por quanto tempo trabalhou nessa matéria? – Umas duas semanas. Esperei até que a cobertura da queda do avião da Virgin Atlantic esfriasse. Ainda não consigo acreditar que o piloto de um vôo comercial cometesse um acto tão terrível. Será que não se fazem mais testes de estabilidade mental?

O interessante é que o piloto tinha sido avaliado recentemente e não apresentou nenhum problema. Continuamos a acompanhar os aspectos de interesse humano nesse assunto. Ter de atirar num avião lotado de passageiros inocentes foi um sinal de alerta para muita gente. Mesmo depois do 11 de Setembro, não acho que alguém tenha pensado que se chegaria a esse ponto.

Eu entendi que o avião estava transmitindo um sinal de sequestro. Sim, concordou Ted. Imagina-se que o co-piloto tenha disparado o alarme para chamar a atenção dos controladores de tráfego aéreo. Enquanto ouvia Ted Casselman, Cotten Stone visualizava o homem alto e forte, um negro de 44 anos. Ted tornara-se grisalho mais cedo do que o normal e ela sabia que podia ser responsabilizada por muitos daqueles fios brancos prematuros. Para mudar de assunto, da tragédia com o avião para o tema da sua reportagem actual, ela disse: Estou realmente com um forte pressentimento em relação à minha exclusiva, Ted. Vai ser impressionante.

Mais do que impressionante. Vai destroçar toda uma montanha de conhecimentos científicos, Ted riu, depois suspirou. Espero que dê certo. Despejou uma porção de informações na matéria. Cotten sentiu a excitação correndo nas veias quando vislumbrou o rio Paluxy, agora tão raso que não se podia nem remar nele. Mas como lhe disseram, depois de uma chuva forte, ele se transformava numa torrente furiosa e espumante, formando as únicas corredeiras existentes no norte do Texas. Assim como a chuva que transformava o rio, acreditava ela, sua reportagem produziria, igualmente, uma mudança radical. Quanto você disse que a emissora pagou pelo artefacto?, quis saber Casselman.

Oito mil, respondeu ela, e ouviu Ted assoviar. Ah, Ted, não torne as coisas ainda mais difíceis p’ra mim. Estou absolutamente segura de que a peça vale isso. Se a emissora não a comprasse, ela seria vendida por um preço muito mais alto no mercado negro. E outra pessoa teria ficado com a história..., e com a glória. Verifiquei tudo, Ted. Os especialistas dizem que foi um bom negócio. Verificar um artefacto e confirmar a sua autenticidade são duas coisas bem diferentes, moça. E ninguém melhor do que você para saber disso. Ele fez uma pausa. Não quero que você faça papel de boba. Consegui que um paleontólogo examinasse o fóssil. Ele me deu o sinal positivo.

Veja bem o que parece, Cotten..., e lembre-se de que, por causa disso, está disposta a enfrentar o que der e vier. O bom e velho Gilley..., esse é o nome do comerciante, certo? Deus, será que todo mundo no Texas se chama Gilley?

Não, existem alguns Georges W. e Lyndons. Mas, sinceramente, esse foi o nome que ele deu quando se apresentou..., Gilley. Melhor do que Garganta Profunda, acho... Ted se referia à principal fonte jornalística do caso Watergate, que culminou com a renúncia do presidente Nixon.

De qualquer modo... Gilley, o texano, filho de um colecionador de bugigangas, com uma pilha de ossos de dinossauro, encontra esse fóssil no porão do pai, numa caixa com um punhado de outros fragmentos de ossos. Ele telefona para você, tudo isso sigilosamente, oferecendo-lhe a grande reportagem por um preço razoável... ou então ele venderia a coisa no mercado negro por uma pequena fortuna. Mas tudo pela boa vontade dele, sem interesse nenhum...» In Lynn Sholes e Joe Moore, O Último Segredo, 1995,Editora Pensamento, 2015, ISBN 978-853-151-778-5.

Cortesia de EPensamento/JDACT

JDACT, Lynn Sholes, Joe Moore, Literatura, Mistério,