quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Teresa Távora. A Amante do Rei. Sara Rodi. «Ali estava o seu grande demónio, à sua espera. O demónio da sua mãe, perseguindo-o em cada decisão da sua vida. Vai-te embora, Luís Bernardo. Vai»

jdact

«Consiste o livre-arbítrio em voluntariamente cumprir o fado». In Agostinho da Silva

31 de Março de 1738

«(…) Luís Bernardo viera à minha procura, entre o torneio de flechas e o jogo de alcanzías,talvez por ordem de sua mãe, que me vira desaparecer sem dar explicações. Nunca a minha pr6púa mãe me mandara seguir por ninguém, mas a minha futura sogra achava-se absurdamente nesse direito.

Estou entediada, Luís Bernardo. E se fôssemos dar um passeio? Agora? Mas os festejos vão a meio. Voltaríamos antes do final. Não queres estar comigo... a sós? O meu olhar era libidinoso e a minha boca suficientemente insinuante para ele perceber a que me referia, mas Luís Bernardo herdara da mãe uma moralidade estranguladora que me irritava profundamente. Tudo lhe cheirava a pecado, e fugia receoso de tudo o que pudesse ser interessante ou divertido, como se a liberdade de viver fosse um gigantesco demónio à sua espera, em cada esquina.

Mas já estamos sozinhos, Teresa. Onde querias tu ir a esta hora? Tens noção da confusão de gente que está lâ fora? Só carruagens ouvi falar em quase quatro mil. E outras tantas embarcações no Tejo. Fora os milhares e milhares de pessoas a quem foi vedada a entrada, e que devem estar a entupir todas as saídas.

Exausta de o ouvir complicar o que podia ser tão simples, calei-o com um beijo nos lábios, ainda com uma ténue esperança de que isso viesse a fazê-lo desejar o resto. O que estás a fazer?, interrompeu-me. O que tu queres tanto como eu. Puxei-o pelo casaco de veludo para uma alçada escura onde haviam sido guardadas umas sacas de erva, talvez para dali seguirem para os animais esfomeados. O cheiro a erva fresca era intenso mas revitalizador. E essa era uma cama fofa para os nossos corpos se apoiarem, se preciso fosse. Teresa, nós não podemos.

Esferas ocas de barro pintado, que

Os atacados defendiam-se com escudos e

Se atiravam à cara uns dos outros.

As bolas desfaziam-se com o choque.

Podemos sim. Podemos tudo o que quisermos. Fecha os olhos e sente-me. Fechei-lhe os olhos suavemente com a mão direita, enquanto a esquerda lhe descia pelo ventre, para lhe fazer subir o desejo.

Teresa... Casaremos em breve, Luís Bernardo. Seremos um só, hoje... e depois para sempre. Olha a minha mãe... Soltei a minha boca da dele, com asco. Como era possível que ele se atrevesse a falar na sua mãe, quando me tinha ali, pronta para me entregar a ele como nunca me entregara a ninguém? Como ousava sequer pensar nela?

Foi a minha mãe que me mandou vir ver se estavas bem. Se eu demorar virá atrás de mim. Vai apanhar-nos. Ali estava o seu grande demónio, à sua espera. O demónio da sua mãe, perseguindo-o em cada decisão da sua vida. Vai-te embora, Luís Bernardo. Vai.

Entendes que não podemos fazê-lo? Não aqui. Não hoje. Mas eu quero-o muito. Quero-o tanto como tu. Tu sabes disso. Vai, Luís Bernardo, por favor. Não vá a tua mãe descobrir--nos... Então vem comigo. Dizemos que te sentiste indisposta. Não, espera... indisposta, não. senão ela ainda pode pensar que estás grávida. E não podes estar grávida se nós não... ainda não... Vai, Luís Bernardo. Agora! Por favor!, disse, agastada. Obedientemente. ele foi. Foi em busca da mãe. Foi em busca da decência e cio recato. Foi em busca do que era suposto ser correcto, só porque alguém se lembrou de dizer que sim. E eu deixei-me cair nas sacas de erva fofa, cujo cheiro jâ não me parecia agora revitalizador, mas nauseabundo, porque também o cheiro nos cheira àquilo que sentimos». In Sara Rodi, Teresa Távora, A Amante do Rei, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2013, ISBN 978-989-626-482-6.

Cortesia EsferaLivros/JDACT

JDACT, Sara Rodi, Conhecimentos, Escrita, O Saber,