terça-feira, 17 de outubro de 2023

O Último Segredo. Lynn Sholes e Joe Moore. «E quanto ao paleontólogo? De onde surgiu? Ora, vamos, Ted, dá um tempo. Não pode me dar um pouco de sossego?»

jdact e cortesia de wikipedia

Os Fósseis de Gilley

Vale dos Dinossauros, Texas

«Não, não foi pela boa vontade dele, nem sem interesse nenhum. Ele acha que, por causa da publicidade que vamos lhe dar com a cobertura da história, a lojinha de fósseis dele vai fazer rios de dinheiro. Ele ainda pode escrever um livro, dar entrevistas e ter seus quinze minutos de fama. Outra opção seria vender no mercado negro, e ele receberia a mesma quantia em dinheiro, mas não a popularidade. Ele disse que, para ele, tanto faz. Mas que ainda prefere ser uma celebridade.

E quanto ao paleontólogo? De onde surgiu? Ora, vamos, Ted, dá um tempo. Não pode me dar um pouco de sossego? Você é quase uma filha para mim. Eu me preocupo com o que está fazendo. Não quero que seja enganada com toda essa fama. Cotten relaxou o corpo no assento e olhou para o velocímetro. Estava viajando a mais de cem por hora num trecho de estrada em que não podia passar dos oitenta, então tirou o pé do acelerador. Ted realmente se preocupava com ela.

O nome dele é Waterman. Mas é Waterman com P-H-D no final. Eu o conheci numa festa que o Museu Nacional de História ofereceu à imprensa uns dois meses atrás. Foi mais do que perfeito. Ele se ofereceu para vir até ao Texas. É claro que precisou assinar um termo de sigilo enquanto não levássemos a matéria a publicar. E deu algum trabalho para convencer o Gilley a deixar o Waterman dar uma olhada. Só estão sabendo do assunto os chefões da NBC, Waterman, Gilley, eu... e agora você. E eu seria demitida se descobrissem que estou tendo esta conversa com a concorrência.

Waterman, repetiu Ted. Sabe o primeiro nome? Henry... não, Harry, corrigiu-se Cotten. Harry Waterman. Por quê? Só estou curioso. Talvez possa descobrir alguma coisinha a mais sobre ele. Ele escreveu uma carta à emissora dando a sua opinião de que o artefacto é autêntico. Não fosse por isso, acho que eles não teriam liberado a verba. Quer dizer então que você vai gravar ao vivo para o noticiário nocturno? Cotten sentiu os músculos se contraírem por causa da excitação. Estaria de volta ao topo. Naquela noite, o rosto dela marcaria presença nas salas de estar de todo o país. Deus, como ela adorava isso!

É isso aí, confirmou ela. Hoje é o grande dia. Acho melhor começar a colocar o meu pessoal em campo. Cotten percebeu uma dose de ansiedade na voz do ex-chefe. O que está querendo dizer com isso, Ted? Pense nas matérias de continuidade. Qual será a reacção da comunidade científica e dos fundamentalistas ao ver a prova de que a Bíblia estava literalmente certa? Alguém vai engolir o maior sapo... ou talvez seja um bife de brontossauro. Adoro um bom churrasco, disse Cotten.

Houve pelo menos três segundos de silêncio antes de Ted responder. Cuide-se, menina. A gente se fala, disse ela e desligou o telefone. Cotten observou as espessas nuvens cinzentas que se acumulavam no céu baixo. Quem sabe ela iria testemunhar a transformação do rio Paluxy? Logo à frente, ela avistou a placa desgastada: Fósseis e Mercadinho do Gilley. Um quilómetro. Aí estava. O momento pelo qual tanto esperara. A reportagem que a levaria de volta ao topo. A conspiração do Graal fora uma coisa. Mas esta agora... iria provar de maneira inquestionável que o homem tinha vivido durante a época dos dinossauros. Os quinze minutos dela estavam simplesmente sendo esticados». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Último Segredo, 1995,Editora Pensamento, 2015, ISBN 978-853-151-778-5.

Cortesia de EPensamento/JDACT

JDACT, Lynn Sholes, Joe Moore, Literatura, Mistério,