sábado, 19 de junho de 2010

O Solstício de Verão 2010: Dia 21 de Junho às 12h 28min (hora legal)

Cortesia de cienciaviva
No pf dia 21 de Junho de 2010 (Segunda-feira) começa o Solstício de Verão no Hemisfério Norte, que se prolonga até  ao dia 23 de Setembro de 2010. A palavra solstício vem do latim sol (Sol), e sistere (que não se move). A palavra «Solstitium» está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou a mais baixa posição no céu.
Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. O solstício de Verão ocorre em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre o de Verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre o do Inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No Hemisfério Norte o solstício de Verão ocorre por volta do dia 21 de Junho. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste perído, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. O Verão do Hemisfério Norte é chamado de «Verão boreal». O Solstício de Verão constitui uma das festas mais antigas, emanada das celebrações pagãs. A jornada marca o máximo poder do deus solar, o dia mais longo do ano antes de seu declínio e «morte» no solstício do Inverno.
Midsummer -Litha - Solstício de Verão
Cortesia de celtastoday
JDACT