domingo, 27 de junho de 2010

Instituto de Meteorologia: Membros do IEEE recorrem à observação remota para promover um futuro sustentável. Fundo de Adaptação às Alterações Climáticas da ONU dá luz verde a primeiros projectos

MEMBROS DO IEEE RECORREM À OBSERVAÇÃO REMOTA PARA PROMOVER UM FUTURO SUSTENTÁVEL

O IEEE (Instituto dos Engenheiros Electrotécnicos e de Electrónica), a maior associação técnico-profissional do mundo, e os seus membros estão a aplicar os princípios da engenharia e da tecnologia para tratar de questões de impacto ambiental global, incluindo a monitorização de catástrofes naturais e a localização de desastres induzidos pelo Homem, tais como incêndios, derrames de petróleo e outros tipos de contaminação química.

Cortesia do IM, IP
Ao utilizar tecnologia de observação remota para monitorizar o comportamento ao nível do solo, assim como na atmosfera e na água, os membros desta associação estão a abordar uma série de preocupações ambientais e de segurança, através da aplicação dos resultados das pesquisas na área da Observação da Terra.

(http://in.advfn.com/news_IEEE-Members-Use-Remote-Sensing-to-Promote-a-Sustainable-Future_43333287.html)

FUNDO DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DA ONU DÁ LUZ VERDE A PRIMEIROS PROJECTOS

A ONU deu luz verde aos quatro primeiro projectos a beneficiarem de um Fundo de Adaptação às Alterações Climáticas. Entre estes, estão projectos como o combate à elevação dos mares das ilhas Salomão e o combate à ameaça de inundação dos lagos glaciares no Paquistão.

Cortesia do IM, IP
Os responsáveis por este Fundo de Adaptação, instituído pela Organização das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC), estiveram reunidos em Bona para analisar as propostas para oito projectos de países em vias de desenvolvimento, nomeadamente o Senegal, Ilhas Salomão, Turcomenistão, Ilhas Maurícias , Nicarágua, Egipto, Mauritânia e Paquistão.

Cortesia do Instituto de Meteorologia/JDACT