terça-feira, 22 de junho de 2010

Gonçalo Eanes de Abreu: Nasceu em Castelo de Vide. «É uma das mais gentis figuras da "Ala dos Namorados" e símbolo da intrepidez cavalheiresca»

Jardim Gonçalo Eanes de Abreu
Cortesia de José Elias, www.fotoelias.com
«Em 1868 , o então Presidente da Câmara propõe dar o nome de Gonçalo Eanes de Abreu,  natural de Castelo de Vide que integrou a Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota, ao Largo (Antigo Terreiro da Galhofa) ou «Jardim Pequeno».
O lago em mármore foi mandado colocar por João Severiano Carrilho Belo e o ajardinamento levado a cabo por Alfredo Victor Lecoq.
É de Mestre Ventura Porfírio a configuração actual do Jardim, assim como a instalação de um canhão de água no centro do lago.
A 28 de Dezembro de 1980, Mouzinho da Silveira, natural de Castelo de Vide é homenageado com um padrão comemorativo do bicentenário do seu nascimento. O padrão é de autoria do escultor Fernando Fonseca.
Em 2004 , o canhão de água é substituído por um equipamento hidráulico com 55 bicos e iluminado por projectores aquáticos que proporcionam uma nuvem de água pulverizada». In CMCastelo de Vide .

Cortesia da CMCastelo de Vide
«Durante o reinado de D. Fernando a vila de Alter, e o seu castelo, foi doada a D. Nuno Álvares Pereira, que posteriormente a doou a Gonçalo Eanes de Abreu. D. João I, em 1428, confirmou a doação dos domínios da vila e seu castelo ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Este legou-o, por morte, à sua filha, que o transferiu, por casamento com o duque de Bragança, aos domínios desta Casa. Em 1432 foi ordenada a realização de obras no castelo, com o objectivo de modernização. Foi utilizado como prisão durante parte do séc. XV». In IPPAR 
 
«14/8/1385. Cobre-se de glória o castelovidense, Gonçalo Eanes de Abreu, em Aljubarrota, cumprindo o voto que fizera de desferir o primeiro golpe nos castelhanos. É uma das mais gentis figuras da "Ala dos Namorados" e símbolo da intrepidez cavalheiresca». In Fonte da Vila
 
JDACT