domingo, 13 de junho de 2010

Milú: A sempre «Luisinha». Sem sombra de dúvida «a namoradinha de Portugal»

(1926-2008)
Lisboa
Cortesia de pauloborges
Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos foi uma actriz portuguesa. Actriz de cinema e teatro de revista portuguesa. Estreou-se, aos doze anos, no filme «Aldeia da Roupa Branca» ao lado de Beatriz Costa. Extremamente bonita e fotogénica, encantou gerações de portugueses e portuguesas, podendo, sem favor, ser comparada às «estrelas» de Hollywood. Foi também uma presença assídua na rádio, onde começou aos dez anos a cantar.
Cortesia de guiadosteatros
Em 1942, é a «Luisinha» no filme «O Costa do Castelo», de Artur Duarte, e a sua voz imortalizou a música «Minha Casinha» mais tarde reinterpretada pelo conjunto musical «Xutos e Pontapés», com enorme sucesso.
Outro sucesso foi «Cantiga da Rua». Casou, pela primeira vez, em Dezembro de 1943, aos dezassete anos. Lisboa despovoou-se para ir ver a noiva à igreja de São Sebastião da Pedreira. Interrompeu a sua carreira artística, mas os obrigaram-na a regressar. E mais sucessos se seguiram, numa das épocas mais criativas do cinema português: «Cantiga da Rua», «O Leão da Estrela», em 1947, «O Grande Elias», em 1950, entre outros.









Foi sem sombra de dúvida «a namoradinha de Portugal». As revistas de cinema e quase todas as outras escolhiam-na para capa, pois a sua beleza deslumbrava. Fez teatro de revista no Teatro Avenida, nomeadamente em «Ó Rosa Arredonda a Saia» e no Teatro Variedades com «A Vida é Bela» e entrou em alguns filmes em Espanha, nos anos de 1943 e 1946. Casou, pela 2ª vez, em 1960 e viveu no Brasil até 1968, tendo actuado esporadicamente na televisão brasileira.

Cortesia dos guiadosteatros
A sua última aparição em cinema foi em «Kilas o Mau da Fita», de José Fonseca e Costa, em 1980. Morreu aos 82 anos de idade.
Cortesia O Leme/JDACT