sexta-feira, 11 de junho de 2010

Casa da Música: Jorge Moyano na Sala Suggia (sábado, 19 de Junho às 21h)

Cortesia de suggia
Jorge Moyano estreia-se na Sala Suggia com a Sonata op.1 de Alban Berg, obra escrita em Viena e que permanece na História da Música como a mais auspiciosa primeira obra de um compositor. O restante programa contempla duas das mais importantes sonatas para piano jamais escritas, quer pelas suas dimensões grandiosas quer pelo virtuosismo transcendente que requerem. Jorge Moyano obteve o 1.º prémio do Concurso Cidade da Covilhã e o Prémio Guilhermina Suggia no final da década de 70. Prosseguiu estudos com os conceituados pianistas Gary Graffman e Martin Canin em Nova Iorque, tendo solidificado a carreira de solista a partir da década de oitenta.

Cortesia de criticomusical
Participou em diversos cursos de Verão, tendo trabalhado, entre outros, com os professores Karl Hengel, Claude Helffer e Helena Moreira de Sá e Costa. Em 1974, terminou o curso de Engenharia Civil e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório Nacional de Lisboa como professor de piano, passou a dedicar-se inteiramente à música. Em 1969, obteve os Prémios do Conservatório Nacional e Rey Colaço, tendo ainda sido finalista no Concurso Internacional de Orense.

Nos últimos anos, tem realizado recitais por todo o País, para a Secretaria de Estado da Cultura, Pró-Arte, Juventude Musical Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian, tendo igualmente colaborado em várias gravações para a RDP e RTP. É ainda participante habitual nos diversos festivais existentes em Portugal. Teve oportunidade de se apresentar no estrangeiro, nomeadamente em Itália, Espanha, ex-Jugoslávia e França, desenvolvendo a sua actividade, não apenas como solista, mas também no domínio da música de câmara. Actuou diversas vezes com a ex-Orquestra da RDP (Porto) e tem tocado regularmente com a Orquestra Gulbenkian. Faz regularmente parte de júris de concursos internacionais e integrou, em 1987, o júri do Concurso Internacional Vianna da Motta. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa.
Cortesia Casa da Música/JDACT