domingo, 8 de agosto de 2010

Giovanni Boldini: Um pintor académico italiano. Em 1875 nasce a sua paixão pelas diversas tonalidades negras e pelos chumbos profundos. Década em que pinta o célebre retrato a pastel de Verdi

(1842-1931)
Ferrara, Itália
Cortesia de wikipédia
Giovanni Boldini foi um pintor académico italiano. Aos 20 anos, já consagrado como retratista, Boldini transfere-se para Florença e inscreve-se na Academia, onde segue os cursos de E. Pollastrini e de S. Ussi. Inicia algumas amizades, sobretudo com alguns pintores como Macchiaioli, e com diversos estrangeiros importantes, como os Falconer, proprietários de uma villa em Pistóia, onde Boldini decorará um «boudoir». Na década de 1880, é de se sublinhar o seu encontro decisivo com Frans Hals, graças a uma viagem à Holanda em 1875, onde nasce a sua paixão pelas diversas tonalidades negras e pelos chumbos profundos. É desta década o célebre retrato a pastel de Verdi.

Cortesia de wikipédia

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


A década de 1890 assiste ao nascimento de outra obra-prima, o Retrato do Conde de Montesquiou (Centro Georges Pompidou, Paris).
Os anos finais da criatividade de Boldini são prejudicados por problemas de saúde e principalmente por um progressivo enfraquecimento da visão.
Morre aos 88 anos de idade.

Cortesia de wikipédia
Cortesia de wikipédia/JDACT