sábado, 11 de dezembro de 2010

Bento de Jesus Caraça: «A única forma de sermos livres, é sermos cultos». Um homem marcante no século XX pela sua inteligência, o seu trato e humanismo

(1901-1948)
Vila Viçosa
Cortesia de livrariaultramarina  

«O «Leitura Capital» surgiu da curiosidade e do estudo da filosofia, em particular do marxismo, por parte dum pequeno grupo de amigos. O primeiro texto lido e que nos inspirou foi «A Cultura Integral do Indivíduo» de Bento de Jesus Caraça.
Contendo a matéria de uma conferência realizada para a inauguração da União Cultural «Mocidade Livre» em 25 de Maio de 1933, época de grave crise económica e grandes transformações na Europa. Na Alemanha subia Hitler ao poder, e no nosso país, em particular, o fascismo foi a resposta encontrada para as contradições que se faziam sentir.

Cortesia de polyedros
No texto, Bento de Jesus Caraça define dois conceitos: «Grau de Civilização» e «Grau de Cultura».

Grau de Civilização. Diz ele:
  • O grau de civilização de um povo mede-se pela quantidade e qualidade dos meios que a sociedade põe à disposição do indivíduo para lhe tornar a existência fácil; pelo grau de desenvolvimento dos seus meios de produção e distribuição; pelo nível de progresso dos seus meios de produção e distribuição; pelo nível de progresso científico e utilização que dele se faz para as relações da vida económica.
À sua época, Bento de Jesus Caraça, matemático de formação, assinalava os progressos que se haviam feito na teoria física, a relatividade e a mecânica quântica, assim como os avanços na aplicação dos maquinismos, da exploração da energia, das telecomunicações, da organização do trabalho – enfim, da 2ª revolução industrial.

Cortesia de livrossumeria 
Porém, este esforço de conquista técnica não reverteu a favor da Humanidade, como mostrava a história recente. As guerras (por recursos, por mercados), as depressões (com nomes que parecem saídos da actualidade! – Longa Depressão e Grande Depressão), as próprias respostas políticas aos problemas sentidos não sustentavam que o progresso técnico-científico o fosse igualmente social.

Grau de Cultura
É da necessidade de contextualização histórica e social da aplicação da técnica que Bento de Jesus Caraça formula o conceito de Cultura:
  • O grau de cultura, duma sociedade, mede-se pelo conceito que ele forma do que seja a vida e da facilidade que ao indivíduo se deve dar para a viver; pelo modo como nele se compreende e proporciona o consumo; pela maneira e fins para que são utilizados os progressos da ciência; pelo modo como entende a organização das relações sociais e pelo lugar que nelas ocupa o homem.
A cultura não é, pois, uma aquisição imediata e determinada pelo grau de civilização. E se, por outras palavras, a consciência não é um mero reflexo das circunstâncias de existência em dado momento, é também factor influenciador da nossa organização social.
  • Se o desenvolvimento da civilização, entendida como acima, só por si, pode conduzir ao automatismo e à consequente escravização do homem, o que nos é mostrado pela civilização capitalista actual, é isso devido, não a um alto mas sim a um baixo grau de cultura que permite que os meios de progresso sejam utilizados num ambiente de completo abandono dos objectivos superiores da vida.
A questão que Bento de Jesus Caraça, premente no seu tempo, tal como no nosso, é a da tomada de consciência pelos povos como sujeitos da história, capazes de ser agentes de mudança e tomar o seu futuro em mãos. É necessário um «despertar da alma colectiva das massas».

«Despertar da Alma Colectiva das Massas!» No entanto, o seu despertar, se falseado, não basta para que estas resolvam suas necessidades. Os desenvolvimentos técnicos além de terem potenciado o grau de civilização, também potenciam o grau de cultura dos povos. Com a nossa acção, desejamos contribuir para a elevação do Nosso grau de cultura, com o objectivo de colocar o progresso técnico e cientifico em prol de todos nós, da Humanidade.

Mas afinal, o que será um homem culto? É aquele que:
  • Tem consciência da sua posição no cosmos e, em particular, na sociedade a que pertence;
  • Tem consciência da sua personalidade e da dignidade que é inerente à existência como ser humano;
  • Faz do aperfeiçoamento do seu ser interior a preocupação máxima e fim último da vida.
Bento de Jesus Caraça foi um homem marcante no século XX pela sua inteligência, o seu trato e humanismo». In Revolucionaria.



Cortesia de revolucionariawordpress 

A aquisição da cultura significa uma elevação constante, servida por um florescimento do que há de melhor no homem e por um desenvolvimento sempre crescente de todas as suas qualidades potenciais, consideradas do quádruplo ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico; significa, numa palavra, a conquista da liberdade.

Cortesia de leiloes

E para atingir esse cume elevado, acessível a todo o homem, como homem, e não apenas a uma classe ou grupo, não há sacrifício que não mereça fazer-se, não há canseira que deva evitar-se. A pureza que se respira no alto compensa bem da fadiga da ladeira». In Carlos da Silva Dobreira.


Cortesia de Lógica/Sociedade Portuguesa de Matemática/Dicionário Histórico/Figuras Portuguesas/JDACT