segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

João de Barros: «Décadas da Ásia». Parte II. «Poucos sabem que as «Décadas», além de serem um hino às glórias nacionais, contêm importantes aspectos estéticos. Dá-se pouca atenção ao lado artístico da obra, por uma razão muito familiar a todos que estudam a literatura portuguesa de quinhentos: a falta de uma boa edição»

Cortesia de wsikipédia

João de Barros, historiador da gesta portuguesa na Índia, é uma figura conhecida de muita gente … pelo menos de nome. Mas poucos sabem que as «Décadas», além de serem um hino às glórias nacionais, contêm importantes aspectos estéticos. Dá-se pouca atenção ao lado artístico da obra de Barros, por uma razão muito familiar a todos que estudam a literatura portuguesa de quinhentos: a falta de uma boa edição.

Hoje, a única edição das «Décadas» acessível ao público é o fac-símile incompleto editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Décadas da Asia
(Décadas da Ásia de João de Barros. Texto apresentado por T. F. Earle, ed. em CD-ROM. Lisboa: CNCDP/Oxford: Centre for the Study of Portuguese Discoveries, 1999)


Cortesia de carreiradaindia

«Década I,  Livro IX

Capítulo Primeiro. Em que se descreve toda a costa marítima do Oriente corn as distâncias que há entre as mais notáveis cidades e povoações per modo de roteiro, segundo os navegantes.

Pera declaração da terra Malabar, que foi primeira da Índia que Dom Vasco da Gama trihou, na entrada que fez em Calecute. Cidade metrópolí dela, fizemos em soma relação da provincia a que os antíguos propriamente chamaram Índia dentro do Gange, e os naturais moradores Indostão; e depois, por causa do que D. Francisco fez em Quíloa e Mombaça (segundo neste livro precedente fica), tratámos um pouco daquela terra Zanguebar onde elas estão situadas que é parte da terra de África a que os geógrafos chamaram Etiópia sobre Egipto.

Ao presente, porque com a entrada dele, D. Francisco de Almeida, na Índia, os mares orientais desta terra Ásia, começaram a ser lavrados dos com nossas naus e sentir sobre si o grave peso de sua potência, e os moradores da terra firme e do grã número das ilhas, filhas daquele Oceano, sendo sáfaro do nome cristão, submeteram seu intendimento em obséquio de Cristo per doutrina nossa, e todolos que sentiram e ouviram nossas armas, abaixaram seu pescoço ao jugo delas per amor e temor, convém, pera se entender o discurso destas obras, fazermos mais particular relação que a passada, declarando as cidades e principais povoações e portos da costa marítima desta parte oriental isto per modo de itinerário marítimo; ou, por falarmos conforme aos navegantes, será segundo eles usam na maneira de suas derrotas. Porque, per modo de graduação como usamos em as távoas da nossa Geografia, lá se verá mais a olho verificada esta descrição, pois (como dissemos) aqui não serve mais que pera dar razão da história e não pera situação de lugares. Verdade é que dos lugares mais notáveis vai de uns a outros a sua distância pela altura que os nossos pilotos tomaram; mas os lugares do meio, é pela estimativa de singraduras, segundo a ordem da navegação deles, pois a matéria é dela.

Cortesia de trasosmontes
E começando em universal, a terra de Asia é a maior parte das três em que os geógrafos dividiram todo o Universo, e aparta-se da Europa per o rio Tánais, a que agora os naturais dela chamam Dom, e per o Mar Negro, onde se ele vem meter, continuando ao de Grécia pelo estreito de Constantinopla; e da África aparta-se per outro rio opósito a ele, (o qual pela grã cópia de suas águas sempre reteve o antíguo nome de Nilo que tem) e per da linha que se pode com o intendimento lançar deste Nilo pela cidade Cairo, metrópoli de todo Egipto, ao porto de Suez, que está no último seo do Mar Roxo, onde antiguamente foi a cidade dos Héroas - a qual linha haverá ditância de três jornadas de camelo, que podem ser ao mais vinte quatro léguas. Esta parte da Ásia, como é a maior em terra que as outras, assi contém muitas e várias nações de gente, uns que seguem a lei de Cristo, outros a seita de Mahamede, e os mais adoram o demónio na figura de seus ídolos, e outros que são do povo judaico; porque não há aí parte da terra onde esta cega gente se não ache, vaga, sem natureza ou assento, fazendo penitência sem se arrepender de sua contumacia.

E ainda estas quatro nações em crença, naquelas partes, são tam várias cada uma per si, que. falando propriamente. poucos são puros na observância do nome que cada um professa; com as quais nações os nossos, depois que entraram na Índia. começaram comunicar e contender per doutrina. comércio e armas.

( … )

Posto o que passemos ao Oriente dela, às Ilhas dos Léquios e dos Japões e à grande província de Meácó, que ainda por sua grandeza não sabemos se é ilha, se terra firme, continua a outra costa da China, as quais partes já passam por antípodas do merediano de Lisboa. Da qual costa, não sabida dos navegantes, damos demonstração, e de todo o interior desta grande província da China em as távoas da nossa Geografia, tiradas de um livro de Cosmografia, dos chins, impresso per eles, com toda a situação da terra e modo de itinerário, que nos foi de lá trazido e interpretado per um chi que pera isso houvemos.
 
Cortesia de amazonco
E tornado à primeira parte ocidental desta repartição, leixando o interior dos dous estreitos do Mar Roxo e Párseo pera seu tempo, da garganta deste Roxo, que está em altura de doze graus e dous terços, até a cidade Adem, cabeça daquele reino, haverá quorenta léguas, e dela ao Cabo de Fartaque, que está em catorze graus e meio, serão cem léguas. Entre os quais estremos ficam estas povoações: Abiã, Ar, Canacão, Brum, Argel, Xael, cidade cabeça do reino, Herite, a cidade Caxém, que está sete léguas ante de chegar ao cabo Fartaque; e, na volta dele, outro tanto espaço, está a cidade Fartaque, cabeça do reino, assi chamado de que o cabo tomou o nome e a gente fataquis. E daqui té Curiá Muriá, duas povoações onde se perdeu Vicente Sodré haverá setenta léguas; e fica neste meio a cidade Dofar, frol donde há o melhor e mais encenso de toda esta Arábia, e, adiante vinte duas léguas, Norbate. De Curiá Muriá té o Cabo Rossalgate, que está em vinte dous graus e meio, e será de costa cento e vinte léguas, toda é terra estérele e deserta. Neste cabo começa o reino de Ormuz, e dele té o outro Cabo de Muçandão haverá oitenta e sete léguas de costa. em que jazem estes 1ugares do mesmo reino: Calaiate. Curiate, Mascate, Soar. Calajá. Orfacão, Doba e Lima, que fica oito léguas ante de chegar ao Cabo Muçandão, a que Ptolomeu chama Asaboro, situado per ele em vinte três graus e meio, e per nós em vinte seis, no qual acaba a primeira nossa divisão. E a toda a terra que se compreende entre estes dous termos, os arábios lhe chamam Hiámane, e nós Arábia Félix, a mais fértìl e povoada parte de toda Arâbia.

Atravessando deste Cabo.Muçandão ao de cima, a ele opósito, chamado Jasque, com que a boca do estreito fica feita, entramos na segunda divisão, que é mui pequena e pouco povoada, porque deste Cabo Jasque até o ilustre Rio Indo são duzentas 1éguas, nas quais estão estas povoações: Guadel, Calará, Calamete e Diúl, situado na primeira foz do Indo, da parte do Ponente. A qual costa é pouco povoada, por o mais dela ser aparcelada e de perigosa navegação e a terra per dentro quási deserto, chamada dos geógrafos Carmánia; e os párseos contam esta parte na região a que eles chamam Heraque Ajão, na qual se contém os reinos de Macrão e Guadel, que cai sobre o cabo assi chamado.

Cortesia de freguesiasantiagodelitem 
Haverá cento e cinquenta léguas na terceira parte da nossa repartição (não entrando per dentro da enseada de Jaquete, por ser mui penetrante na terra), contando per esta maneira: da Foz de Diúl até a Ponta de Jaquete, trinta e oito léguas; e deste Jaquete, que é dos principais templos daquela gentilidade com uma nobre povoação, té a nossa cidade Dio, do reino Guzarate, cinquenta léguas; na qual distância estão estes lugares: Cutiana, Mangalor, Cheruar, Patão, Corinar; e de Dio, situado em vinte graus e meio, té a cidade Cambaia, que está em vinte dous graus, haverá cinquenta e três léguas em que se contém estes lugares: Mudrefabá, Mohá, Talajá, Gundim, Goga, cidade que está ante de Cambaia doze léguas, dentro dos quais estremos – desta cidade Cambaia e Jaquete - se compreende parte do reino Guzarate, com a terra montuosa dos povos resbutos.

A quarta parte desta nossa divisão começa na cidade Cambaia e acaba no ilustre Cabo Comori, na qual distância por costa haverá duzentas e noventa léguas, pouco mais ou menos, em que se compreende quási toda a frol da Índia a mais trilhada de nós. A qual podemos dividir em três partes com dous notáveis rios que a atravessam do Ponente a Levante: o primeiro divide o reino Decão (a que corruptamente os nossos chamam Daquem) do reino Guzarate, que lhe fica ao Norte; o segundo aparta este reino Decão do reino Canará, que fica ao Sul dele. E ainda parece que, como a natureza fez esta divisão pelo interior do sertão, assi acerca dos que habitam o marítimo de toda esta costa, per outros rios mui pequenos que nascem nas costas destes dous notáveis, fazem a mesma demarcação do Guzarate, Decão e Canará. E assi os pequenos como os grandes, todos vertem da grande serra chamada Gate, que, como atrás vimos, corre ao longo da costa, sempre a vista do mar; peró tem esta diferença, que os grandes nescem no Gate da banda do Oriente, e porque das suas fontes ao mar onde eles vão sair, que é na enseada de Bengala, há grande distância levando consigo o grande número de outros rios, passam não somente per estes reinos acima nomeados que eles dividem, mas ainda per outros que não nomeamos, que por serem no interior da terra não servem ao presente.

( … )

A terceira demarcação, que divide a província Canará do Decão, acaba no Cabo Comori, começando do rio Aligá, em que haverá cem léguas, per esta maneira: de Aligá té outro rio chamado Cangerecorá, que está cinco léguas ao Norte do Monte de Eli, cabo notável nesta costa, haverá quorenta e seis léguas. No qual marítimo jazem estas povoações: Ancolá, Egorapã, Mergeu, a cidade Onor, cabeça do reino. Baticalá, Bendor, Bracelor, Bacanor, Careara, Carnate, Mangalor, Mangueirão, Cumbatá e Cangerecorá, per que corre um do deste nome que é estremo e demarcação, como se verá abaixo. As quais povoações todas são da província Canará, súbditas a el-Rei Bisnagá, que, sendo tam poderoso em terra que partecipa de dous mares deste Ponente e do outro de Levante, que jaz do Cabo Comori pera dentro, entra somente aqui com este pequeno marítimo. E como do Gate pera o mar, ao Ponente do Decão, toda aquela faixa se chama Concão. [...]

Cortesia de arquivohistoricomadeira
Cortesia da Fundação Calouste Gulbenkian/JDACT