terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Teide: Um vulcão situado na ilha de Tenerife, Ilhas Canárias, com uma altitude de 3.718 m. Este vulcão tinha o nome de Echeyde que significava inferno. Os guanches conheciam o Teide como «morada de Guayota, o Maligno»

Cortesia de Tenerife 

O Teide é um vulcão situado na ilha de Tenerife, Ilhas Canárias, com uma altitude de 3.718 m e aproximadamente 7.000 m de altura sobre o leito oceânico. Trata-se do pico mais alto de Espanha, e das ilhas do Atlântico. É também o terceiro maior vulcão do mundo a partir de sua base.

Cortesia de scienceblogs

Para os indígenas das ilhas Canárias, os guanches, este vulcão tinha o nome de Echeyde que significava inferno. Os guanches conheciam o Teide como «morada de Guayota, o Maligno».


Cortesia de exotictenerife  

Em 1954 o Teide e toda a zona em seu redor estão englobados no Parque Nacional de Las Cañadas del Teide. Actualmente utiliza-se o nome de Parque Nacional do Teide declarado pela UNESCO como Património da Humanidade em 2007. É o segundo parque nacional mais visitado do mundo. Outra característica do Parque Nacional del Teide é o famoso Roque Cinchado.

Roque Cinchado
Cortesia de flickr

Cortesia de tenerifepropertyconsultants

Cortesia de telefericoteide 

No Teide encontra-se o Refúgio de Montanha de Altavista e um teleférico que ascende de um ponto a cerca de 2350 m até La Rambleta, a cerca de 3555 m, em poucos minutos. A subida até ao topo está proibida, embora se possa obter um pedido especial junto do Parque Nacional em Santa Cruz de Tenerife. Os romanos denominavam a ilha Nivaria, devido à neve do vulcão.


Cortesia de alvaciencias49


Cortesia de panoramio
 
Cortesia de Turismo de Canárias/wikipédia/JDACT