quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Virgílio Teixeira: Homenagem ao primeiro actor nacional a filmar em Hollywood, sendo ainda hoje o mais internacional dos nossos actores. Um actor essencialmente de cinema, apesar de ter feito algum teatro, especialmente no palco do «Avenida», em Lisboa

(1917-2010)
Funchal
Cortesia de JN

«Virgílio Teixeira foi um actor que fez cinema em Portugal Espanha onde atingiu grande notoriedade, e em Hollywood, onde participou em muitos filmes como «Alexandre, o Grande», de Robert Rossen e «Doutor Jivago», de David LeanTeve uma breve passagem pelo teatro.
Estreou-se no cinema em «Ave de arribação» (1943), de Armando Miranda, e teve uma pequena participação em «O Costa do Castelo» (1943), de Artur Duarte.

Cortesia de JN
Em 1948, protagonizou o papel de Júlio, um guitarrista por quem a personagem de Amália Rodrigues se apaixona no filme «Fado, história de uma cantadeira», de Perdigão Queiroga. Mais recentemente, participou na telenovela «Chuva na areia» (1984) e no filme «A mulher do próximo» (1982), de José Fonseca e Costa.




Virgílio Teixeira foi considerado «primeira figura do cinema espanhol» e no ano de 1951 foi aclamado como «o melhor actor do cinema espanhol». Foi o primeiro actor nacional a filmar em Hollywood, a meca do cinema, sendo ainda hoje o mais internacional dos nossos actores. Um actor essencialmente de cinema, apesar de ter feito algum teatro, especialmente no palco do Avenida, em Lisboa.
No total e segundo as estatísticasVirgílio Teixeira participou em 50 filmes espanhóis, 25 portugueses, 15 norte-americanos6 italianos6 ingleses1 francês. Participou em 130 programas de televisão». In JN.

Morre aos 93 anos de idade.

Cortesia do JN/JDACT