sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cerâmica Espanhola: Talavera de La Reina, Puente del Arzobispo e Manises foram dos mais populares centros de produção cerâmica de Espanha

Cortesia de cmportalegre

Cerâmica Espanhola
«Em Espanha existe uma grande tradição na produção de recipientes e outros objectos cerâmicos, que se desenvolve desde a época islâmica.
Nas casas tradicionais espanholas existiam mrmerosos objectos de cerâmica, adaptados às diferentes necessidades da vida diária.

Cortesia de cmportalegre
O tipo de forno utilizado em Espanha - e também em Portugal - para a obtenção de boa loiça tern origem árabe, sendo caracterizado pela distribuição de 2 câmaras sobrepostas, separadas por um piso perfurado por onde passava o calor e os gases que saíam pelas chaminés. Talavera de La Reina, Puente del Arzobispo e Manises foram dos mais populares centros de produção cerâmica de Espanha.

Cortesia de cmportalegre
Em Talavera fabricava-se um tipo de cerâmica à base de barros de rio, caulino e diferentes esmaltes, sendo a sua fabricação muito laboriosa, e uma das actividades económicas mais importantes desta cidade.
Dos vários üpos de cerâmica de Talavera - decorada com casas, pássaros, etc. - destacam-se a típica, de cores brancas e azuis imitando as cores oficiais da cidade e a do Renascimento, caracterizada por cores azuis, amarelas e laranjas. De Talavera de La Reina exportou-se cerâmica para terras vizinhas como Puente del Arzobispo, Sevilha e Portugal.

Cortesia de cmportalegre
Puente del Arzobispo foi, com Talavera de La Reina,o núcleo de propagação da tadição cerâmica de Espanha. Esta cerâmica é caracterizada pela cor verde, acompanhada de amarelo, laranja, azul e, por vezes, tarnbém castanho. Os temas decorativos mostram-nos paisagens, casas, coelhos e pássaros, com uma total ausência de figuras humanas ou de cenas animadas.


Cortesia de cmportalegre
A fama da cerâmica de Manises ultrapassou não só os limites de Valência, mas também os dos reinos peninsulares e toda a Europa. A razão para tal prestígio deveu-se à utilização da técnica da cerâmica de reflexos dourados, que era considerada uma maravilha. Este efeito era conseguido através da utilização de óxidos de cobre ou prata e de 3 cozeduras. As suas formas, motivos e cores são de origem árabe. Manises atingiu as mais altas quotas de qualidade alcançadas pela cerâmica espanhola, impondo-se em toda a Europa». In Câmara Municipal de Portalegre, Peça do mês, Novembro 2010.

Cortesia da Biblioteca Municipal de Portalegre/JDACT