quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TEMÁTICA, Igrejas Monumentais: A Catedral de Ulm. A principal igreja luterana da antiga Cidade Livre Imperial de Ulm, na Alemanha. Esta catedral, de estilo gótico do século XIV, foi terminada no século XIX. Trata-se da catedral mais alta do mundo com uma torre de 161,53 m


Cortesia de wikipedia

A Catedral de Ulm é a principal igreja luterana da antiga Cidade Livre Imperial de Ulm, na Alemanha. Esta catedral, de estilo gótico do século XIV, foi terminada no século XIX. Trata-se da catedral mais alta do mundo com uma torre de 161,53 m.

A catedral da cidade de Ulm notabiliza-se no panorama artístico do gótico tardio por exibir no seu exterior uma escultura gótica de carácter realista e por guardar no interior um magnífico altar, característico da arte germânica. Esta igreja, cuja construção se iniciou no último quartel do século XIV, insere-se no estilo austero e monumental do gótico alemão, que não abdica da verticalidade de massas professada pelo segundo grande estilo da cristandade ocidental. A sua decoração foi enriquecida em meados do século XV (1429), com a incorporação de um trabalho escultórico do artista Hans Mulschen, o pioneiro escultor do realismo tardio-gótico. O retábulo do altar foi concebido segundo um desenho de 1500 pertencente a Stadtbibliothek. Neste esboço é traçado um altar de nítida influência arquitectónica.

Cortesia de wikipedia 
Já em 1531 os cidadãos de Ulm, adeptos do Protestantismo, paralisaram as obras até ao final do movimento Reformista e novamente em 1543 antes que o campanário atingisse a altura de 100 metros. As paralisações foram causadas por factores políticos e religiosos como a Guerra dos Trinta Anos em 1618 e a Guerra da Sucessão Espanhola em 1703. O resultado foi uma estagnação económica causando o corte de gastos públicos. Em 1817 as obras foram retomadas e finalmente em Maio de 1890 a Catedral foi dada como concluída.

Além das sucessivas paralisações na construção, a Catedral de Ulm também sofreu danos durante a II Guerra Mundial. Os constantes ataques dos aliados danificaram a igreja, mas o mais intenso deles ocorreu em 17 de dezembro de 1944 que devastou toda a cidade e a Catedral. Aproximadamente 80% do centro de Ulm foi destruído.


Cortesia de wikipedia 
O Tímpano da Catedral de Ulm retrata passagens do Génesis oriundo da Idade Média. Em 1877, a congregação judaica de Ulm, incluindo Hermann Einstein, o pai de Albert Einstein, doou fundos para a construção de uma estátua do profeta Jeremias. Em 1392, Ulrich Ensingen (um dos autores da Catedral de Estrasburgo) foi nomeado arquitecto-chefe. Ulrich imediatamente desenvolveu planos para tornar a Catedral a mais alta igreja da Europa. A Catedral foi consagrada no ano de 1405, no entanto, danos estruturais começaram a surgir devido principalmente a altura das nave e ao peso do pavimento. Para resolver os problemas estruturais foram adicionadas uma centena de colunas nas naves laterais.


Cortesia de wikipedia
No século XIV, a paróquia de Ulm localizava-se fora dos muros da cidade e os burgueses decidiram erguer uma nova igreja no centro da cidade. Em 1377 foi lançada a pedra fundamental e para a igreja foram concebidas 3 naves principais com a mesma altura e uma torre. Um exemplo da arquitectura eclesiástica gótica. A Catedral nunca foi sede de um bispado. Assim como a famosa Catedral de Colónia, a Catedral de Ulm permaneceu incompleta até o século XIX.

Inicialmente foi uma igreja católica, mas depois da Reforma, 1529, passou a ser uma igreja protestante. Como disse anteriormente, do ponto de vista eclesiástico a igreja não é uma catedral, já que nela nunca residiu mn bispo. O bispo responsável da Igreja Evangélica Alemã tem a residência em Estugarda.
A planta da catedral tem 123,46 m de comprimento, por 48,8 m de largura. A superfície total ronda os 8.260 m2. No há, no mundo, outra igreja protestante que supere estes valores. Subindo 768 degraus chega-se a uma altura máxima de 150 m., de onde se pode contemplar um magnífico panorama de toda a cidade e arredores. Em condições normais, a catedral oferece assento para 2.000 pessoas. Na Idade Média, havia espaço para 20.000 pessoas, atendendo a que era costume assistir às celebrações religiosas de pé.



Cortesia de wikipedia
Cortesia de wikipedia/JDACT