sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alexandre Herculano. Jayme Magalhães Lima. «Os virtuosos não perceberiam os poemas em que o poeta lançava torrentes d'amargura, como, tranquilla a consciência e repousada a vida, nm coração pode devorar-se a si próprio, e os maus não criam unicamente em suas esperanças crédulas, em suas cogitações d'além tumulo»

jdact

Fascinação do Ermo
«Uma apparente deserção da cidade, em que vivera tantos annos, para se encerrar no retiro d'um tranquillo casal rústico em Val-de-Lobos, a dissolução abrupta de multiplicadas relações mundanas, litterarias e politicas, d'affectos, de commercio intellectual e de velhos hábitos, serena e deliberadamente substituídos pelo isolamento e rudeza do aldeão, no seu aspecto e modo de ser externo, pois, sem embargo, no intimo não cessava nem podia cessar a superior distincção do espirito; esse acto de estranha energia, que alguns julgaram orgulho e desprendimento irritado, e outros tiveram por enigma indecifrável, foi o facto capital da vida de Alexandre Herculano. Os que na sua existência anterior se tornaram notáveis e parecem designar marcos da jornada e os que se seguiram a esse golpe de soberano arrojo, não parecem mais em ultima conjuncção do que a experiência, primeiro, e depois a afirmação definitiva d'uma individualidade, homogénea na substancia e invariavelmente idêntica no movimento e nas tendências, lógica, seguida e firme, producto e revelação d'um caracter inalterável.

A solidão será eternamente o refugio dos fortes, d'aquelles que as tempestades do mundo não affeiçoaram á sua obra de descrença, de mesquinhez, de destruição, d'aviltamento, de frouxidão desalentada, de duvida resignada e de contentamento saciado nas comodidades d'uma vulgarissima animalidade e na trivial vaidade dos instinctos primitivos. Prophetas, santos e heroes, obscuros crentes e almas singelas, innumeraveis espíritos d'eleição que o isolamento atráe, conquista e salva de tormentos, dia a dia vão renovando essa perpetua pagina da historia da humanidade, que forma alguma de civilisação pôde apagar ou corrigir. A nossa alma é progressiva, nunca se repete, mas em todo o acto procura a realização d'um todo novo e mais bello, mais próximo da revelação intima; e assim o vidente se vae isentando pouco a pouco, no correr da existência, de tudo o que constrange, e perturba e offusca a aspiração, para mais de perto se lhe unir e a contemplar. Pela própria necessidade da missão a que o destino o votou, gradualmente se desprende das cadeias que lhe tolhiam a liberdade d'expansão.
A critica, na interpretação e auctorisado exame d'um extraordinário e grande mestre, cujo saber e elevação foram dignos d'aquelle a que honrou, analysando-lhe a obra portentosa e prestando culto ardente ao seu caracter, viu no solitário de Val-de-Lobos, como em respeitoso carinho o cognominou, um suicida. Quando as feridas, as perseguições, os ataques, os ultrages são profundos e agudos como os que expulsaram da politica, e também das lettras, Alexandre Herculano, o stoico, repetindo a histórica phrase do Africano, suicida-se. E’ então que vivamente nasce, pois só então o caracter apparece com toda a sua pureza. Não o mata o scepticismo, mata-o o excesso d'uma imperfeita doutrina. Não descrê, e é por cada vez mais acreditar em si que foge a um mundo rebelde a ouvir a verdade. A morte não é pois um acto de desespero, é um acto de fé. Só a differença dos tempos fez com que no suicidio não entrasse o ferro, como entrou nos suicídios stoicos da antiguidade (Oliveira Martins, Portugal contemporâneo, Lisboa, 1881).
Porventura seria porém mais justo ou, pelo menos, mais exacto considerar a attitude do ultimo período da vida d'Alexandre Herculano, não propriamente um suicídio, a morte voluntária d'uma parte da sua individualidade, mas o perfeito remate, o termo ultimo da evolução natural do seu espírito desde o começo promettida, contida nas primeiras confissões da sua consciência. Com o stoico coincidia no mesmo peito o poeta; e os poetas não se suicidam, a não ser por pressão de desordem physiologica grave ou no desvairamento de uma surpreza. O poder de crear, sollicitando-lhes de continuo a actividade de que carecem e são ávidos, salva-os da tentação do anniquilamento; das visões que se esvaem e, perdendo-se, os deixam prostrados, reanimam-nos as que sem cessar se geram e de novo os inflammam: e caminham, caminham infatigáveis, d'amor em amor, tão depressa succumbidos como de súbito arrebatados por energias mysteriosas e immortaes. Nem Camões, nem Dante, nem Petrarca se suicidaram, embora a dôr a nenhum d'elles houvesse poupado.
Jámais se penetrará inteiramente, porque o génio sempre guarda para si certa essência transcendente dos seus segredos, a natureza do impulso intimo que conduziu Herculano
ao ermitério de Val-de-Lobos; se foi desgosto do mundo e protesto contra as suas vilanias, se a seducção da paz dos campos e rendição aos seus encantos, se uma libertação que as exigências do caracter austero ha muito reclamavam, se a doçura de bênçãos que a terra prodigamente lhe offerecia e todo o seu ser lhe pedia. Sem duvida, diversos sentimentos se conjugaram na mesma tendência, mas nas suas palavras ha signaes claros de que a corrente d'affectos teria prevalecido sobre rigores de condemnação; não será muito desvairada suspeita julgar que amou tanto as arvores e as rosas dos seus estreitos canteiros como a Historia de Portugal ou a promulgação de leis justas que engrandecessem a pátria. Para elle, como para tantos outros da sua feição e estatura, até a tristeza e mágoa se convertem em belleza, pela serenidade de que as revestem, pela religiosa conformidade com que as acceitam e pelo objecto em que as transformam. O que nos fracos redunda em estéreis contracções torturadas de desespero, é nos fortes o ensejo de subirem a maior altura.

Eurico, que Alexandre Herculano modelou cedo e cedo amou, era uma d'estas almas ricas de sublime poesia, a que o mundo deu o nome de imaginações desregradas, porque não é para o mundo entendel-as. O povo rude de Carteia não podia entender esta vida d'excepção, porque não percebia que a intelligencia do poeta precisa de viver n'um mundo mais amplo do que esse a que a sociedade traçou tão mesquinhos limites. Ensinado pelas largas horas de intima agonia, esmagado o seu coração pela soberba dos homens, Eurico percebera, emfim, claramente que o christianismo se resume em uma palavra, fraternidade. Sabia que o Evangelho é um protesto ditado por Deus, para os séculos, contra as vãs distincções que a força e o orgulho radicaram n'este mundo de lodo, d'oppressão e de sangue; sabia que a única nobreza é a dos corações e entendimentos que buscam erguer-se para as alturas do céu, mas que essa superioridade real é exteriormente humilde e singela.
Os virtuosos não perceberiam os poemas em que o poeta lançava torrentes d'amargura, como, tranquilla a consciência e repousada a vida, nm coração pode devorar-se a si próprio, e os maus não criam em que o sacerdote, embebido unicamente em suas esperanças crédulas, em suas cogitações d'além tumulo, curasse de males e crimes que roiam a pátria».

In Jayme de Magalhães Lima, Alexandre Herculano, DD 5369 H4M3, Typographia F. França Amado, (rua Ferreira Borges, 115) Coimbra, 1910.

Cortesia de Typographia França Amado, 1910/JDACT