sábado, 15 de agosto de 2015

A Data de Nascimento de Afonso Henriques. Abel Estefânio. «Para além da “Vita Theotonii”, atribuída aos séculos XII-XIII, inclui a ‘Regra de Santo Agostinho e as Lendas dos Mártires de Marrocos’, que se atribuem aos séculos XV e XVI, sendo que é no último que figura a data de 1476»

Cortesia de wikipedia

Sobre a data de canonização
«(…) A presença do arcebispo de Braga nas cerimónias fúnebres realizadas em Coimbra leva-nos a admitir que possa ter aproveitado a mesma deslocação para Miguel Salomão lhe prestar obediência como seu metropolita. A referência à presença do bispo de Viseu, Odório (1147-1166) parece resolver a dúvida deixada no ar por J. Encarnação quanto ao ano da canonização, que seria assim o de 1163, pois que em 1167 já seria bispo Gonçalo (1166?-1169). Registe-se ainda a confusão relativamente ao nome do bispo do Porto, sendo de admitir que a fonte se referia apenas a Pedro, e que Nicolau Santa Maria tenha deduzido erroneamente o apelido, pois não poderia ser Pedro Rabaldes (1138-1145) mas sim Pedro Senior (1154-1174). Em consonância com esta interpretação, Timóteo Mártires, outro cronista dos Cónegos de Santo Agostinho, refere apenas Pedro ao falar da presença do bispo do Porto na canonização, acrescentando, todavia, mais alguns pormenores. Trata-se da indicação da presença na canonização de outras individualidades para além das referidas. São elas, o bispo de Orense, Pedro Seguino (1157-1169), o prior-mor do Mosteiro de São Vicente, Godinho e o mestre-escola da Sé de Lisboa, Álvaro, também eles discípulos e companheiros no habito do mesmo padre Santo Theotonio. Sublinhe-se a participação do prior do Mosteiro de São Vicente de Fora, evidenciando a sua ligação a Santa Cruz, a reter para o estudo da influência da Vita Theotonii nos documentos do Mosteiro de São Vicente quanto à idade de Afonso I. A nova Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, difundiu-se rapidamente, e após a conquista de Lisboa, em 1147, logo se pensou na fundação de S. Vicente de Fora. A presença de cónegos de Santa Cruz no Mosteiro de São Vicente foi muito significativa no final do século XII. O primeiro prior foi Godinho Afonso, que saiu para bispo de Lamego no ano de 1173. Outro cónego, Payo, foi prior castreiro, saindo depois para segundo bispo de Évora em 1180. Foi também prior castreiro Nicolau Annes Taveira, nomeado, posteriormente, bispo de Viseu pelo rei Sancho I, em 1193. Relativamente à data de canonização, aceitamos, pois, a data de 1163, embora as informações nas quais se baseia esta data se conheçam apenas por via indirecta.

A data de produção do manuscrito da Vita Theotonii
Procurando fazer o historial da datação atribuída ao manuscrito, o Prof. José Geraldes Freire, apesar de nos dar conta que Joaquim Encarnação pensava ser um original autêntico e que Alexandre Herculano o considera também ao que parece, autógrafo, admitiu tratar-se de uma cópia dos finais do século XV, com base na data de 1476 inscrita no fl. 45rb. Não parece contudo ter razão, pois, de acordo com o Catálogo dos Códices da Livraria de Mão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a mesma encadernação (séculos XVI-XVII) contém manuscritos de diferentes épocas, o que o terá induzido em erro. Para além da Vita Theotonii, atribuída aos séculos XII-XIII, inclui a Regra de Santo Agostinho e as Lendas dos Mártires de Marrocos, que se atribuem aos séculos XV e XVI, sendo que é no último que figura a data de 1476.
O Prof. José Antunes considera que o texto original da Vita Theotonii deve ter sido escrito depois de 1175, possivelmente por Domingos Salomão (as duas hipóteses não são compatíveis, dado que Domingos Salomão faleceu a 12 de Julho de 1169; sabemos pela Vita Tellonis que Domingos e, mais tarde, o seu irmão Pedro Salomão obtiveram em São Rufo de Avinhão cópias dos textos necessários à vida da canónica; pela forma impessoal como o autor da Vita Theotonii se refere ao envio de emissários a Avinhão, não nos permite supor que seja um deles). A data de 1175 justifica-a atendendo a que no texto se refere que os monges de Santa Cruz foram chamados para orientar o Mosteiro de S. Vicente de Fora, o que considera só se ter verificado depois do seu sexto prior, isto é, por volta dessa data. No entanto, o estudo da informação do texto da Vita Theotonii de que o presbítero Honório foi enviado a Lisboa com dinheiro para a construção da igreja de São Vicente, permite inferir que os contactos se iniciaram numa data anterior aquela, pois, as obras teriam começado no ano de 1148, tendo como superintendente o referido cónego, que faleceu neste mosteiro em 1161». In Abel Estefânio, A Data de Nascimento de Afonso I, Medievalista, nº 8, 2010, Instituto de Estudos Medievais, direcção de José Mattoso, ISSN 1646-740X.

Cortesia de Medievalista/JDACT