segunda-feira, 27 de março de 2017

A Ceia Secreta. Javier Sierra. «O vaticínio tão preciso do Áugure sugeria a existência de algum sinistro plano ocultista, talvez idealizado pelo duque Ludovico»

Cortesia de wikipedia e jdact

O Áugure
«(…) Frei Giovanni cumpriu sem hesitar a segunda parte da missão que lhe atribuiu o prior geral. Depois de nossa conversa e de me mostrar a última carta do Áugure, voltou à sede da ordem e deixou Betânia antes do anoitecer. Torriani havia-lhe ordenado que voltasse para informá-lo da minha reacção. Queria, principalmente, saber qual a minha opinião sobre os rumores a respeito de graves anomalias nas obras de reforma da Santa Maria delle Grazie. O meu assistente devia-lhe transmitir a minha mensagem, clara e simples: se, finalmente, levassem em consideração os meus velhos temores, e se somassem a eles, como prováveis, as revelações do Áugure, havia de localizar esse sujeito em Milão e saber dele, directamente, o alcance dos projectos secretos que o duque tinha para aquele convento. Haveremos de examinar, especialmente, os trabalhos de Leonardo da Vinci, insisti com frei Giovanni. Em Betânia, já temos conhecimento da sua afeição por mascarar ideias heterodoxas em obras de aparência piedosa. Leonardo trabalhou muitos anos em Florença, manteve contacto com os descendentes de Cosme, o Velho, e, entre todos os artistas que trabalham em Santa Maria, é o mais inclinado a partilhar das ideias do Mouro.
Gozzoli somou a minha outra grande preocupação ao seu relatório para o mestre Torriani: insisti na necessidade de abrir uma investigação sobre a morte de donna Beatrice. O vaticínio tão preciso do Áugure sugeria a existência de algum sinistro plano ocultista, talvez idealizado pelo duque Ludovico ou pelos seus pérfidos assessores, para implantar uma república pagã no coração da Itália. Embora não fizesse muito sentido que o duque mandasse assassinar a sua esposa e seu filho nonato, a mente dos adeptos das ciências ocultas discorria muitas vezes por caminhos imprevisíveis. Não era a primeira vez que ouvia falar da necessidade de sacrificar uma vítima renomada antes de empreender uma grande obra. Os antigos, esses bárbaros da Idade do Ouro, faziam isso com frequência. Suponho que a minha determinação animou Torriani.
O prior geral avisou o irmão Gozzoli das suas intenções, e na manhã seguinte, com a geada ainda em Roma, abandonou as suas dependências no convento de Santa Maria, disposto a acabar definitivamente com aquele problema. Desafiando os acessos nevados à Cidade Eterna, Torriani subiu de mula até ao quartel de Betânia e solicitou que eu o recebesse com a maior brevidade. Ainda ignoro que termos empregou o irmão Gozzoli para informá-lo sobre as minhas ideias, mas era evidente que o havia impressionado. Eu jamais vira o nosso superior assim: duas bolsas roxas pendiam verticalmente sob o seu olhar cinza, apagando-o; as suas costas pareciam se vergar sob o peso de uma responsabilidade soturna, devorando pouco a pouco seu carácter alegre e afundando
uns ombros que também languesciam cada vez mais. Torriani, mentor, guia e velho amigo, consumia o que lhe restava de vida com as marcas da decepção gravadas no rosto. Contudo, por trás do brilho de seus olhos se denotava uma sensação de urgência: pode receber um pobre servo de Deus molhado e doente?, disse assim que me viu no átrio de Betânia. Eu mentiria se jurasse que não me surpreendi ao encontrá-lo ali tão cedo. Havia subido até ao nosso posto sozinho, sem séquito, com uma manta sobre o hábito e as sandálias cobertas por peles de coelho. Se o superior da Ordem de São Domingos abandonava assim a nossa sede e a sua paróquia e atravessava a cidade em pleno temporal para se encontrar com o responsável por seu serviço de informação, o assunto devia ser gravíssimo. E, embora o seu rosto sombrio convidasse a iniciar a conversa o quanto antes, não me atrevi a lhe perguntar nada. Aguardei até que tirasse os seus andrajos e terminasse a taça de vinho quente que lhe ofereci». In Javier Sierra, A Ceia Secreta, 2013, Editora Planeta, 2014, ISBN 978-854-220-327-1.

Cortesia de EPlaneta/JDACT