terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Os Reféns. 1147. Assim Nasceu Portugal. Domingos Amaral. «A francesa é uma maçadora, resmungou o rei. Zaida sorriu levemente e perguntou: e Chamoa? Sei que vive em Coimbra. O meu melhor amigo encolheu os ombros: continua a mesma tola de sempre»

jdact

Os Reféns. 1147
Lisboa, Setembro de 1147
«(…) Lisboa tem de cair, senão..., murmurei. Preocupado, o rei enviou-me ao campo dos flamengos e dos alemães, para averiguar do andamento da nova mina. Parti depressa e a cavalo, com Pêro Pais e Gualdim. Haviam sido abertas cinco entradas para confundir os mouros, que assim não iam perceber qual a verdadeira. Com mais de vinte passos de largura, o túnel iniciava-se perto da Porta do Sol e terminava no interior da alcáçova, debaixo da Cerca Moura. Só faltam cinquenta passos, explicou Gistelles. Quando podem rebentar a mina?, perguntei. O chefe flamengo suspirou. Sabia da revolta dos ricos-homens portucalenses, mas precisava de duas semanas, o que era de mais. A mina não ia evitar a cisão dos nossos exércitos. Nem a torre paga por Afonso Henriques, que os normandos terminavam à pressa. Os sacanas são duros de roer..., resmungou Gistelles. Nesse momento, um escudeiro dele veio avisar-nos de que junto ao Tejo tinha sido aprisionada uma moura com uma criança, bem como um homem que se dizia um cavaleiro portucalense. Ide ver do que se trata, sugeriu Gistelles. Descemos até à beira-rio e, apesar de a noite estar escura, a luz dos archotes iluminou a cara dos recém-chegados e o meu coração deu um pulo. O homem era Mem e a mulher, a princesa Zaida, que trazia a filha Maryam. Vou levar-vos ao rei, disse-lhes, depois de um abraço emocionado.
Pelo caminho, Mem contou-nos a tomada de Silves por Ibn Wasir, a morte de Ibn Qasi e a fuga difícil dos três. Atrás dele, reparei que Zaida não falava. Notara a forma diferente como estava vestida, com um manto escuro a tapá-la, mas o que mais me impressionou foi a ausência de sorrisos. A princípio, atribuí essa rigidez à infelicidade pela morte de Ibn Qasi, mas Mem esclareceu-me. O filho de uma cadela deu cabo da Zaida. O espírito alegre e meigo da princesa, que eu conhecera e tanto estimara em Coimbra, ensombrara-se. Perdera o riso, a leveza, a graça feminina e o atrevimento físico. Antes, vestia transparências e alifafes coloridos, mostrava as pernas, os braços, até o peito, a voz doce enfeitiçava e o olhar era uma terra prometida de mistérios entusiasmantes. No presente, nada disso existia: a mudez impunha-se, o rosto fechava-se, o olhar perdia-se, o manto cobria-a. Parece bem, mas está morta, lamentou Mem.
Nada acontecera entre eles após a fuga de Silves. A doçura do passado e a vontade de unir os corpos não reaparecera. E não era do desgosto, pois ela já não se dava ao marido, contou Mem, antes de descrever a lenta agonia que Zaida vivera, vergastada pela rigidez do Islão, constantemente reprimida em Tinmel e depois em Silves, onde um fanatismo estúpido e inculto lhe degradara a vida. Ibn Wasir foi mais esperto, comentou Mem. O homem que agora dominava o Al-Gharb e parte da Andaluzia fingia ser um fervoroso crente das doutrinas dos almóadas, para conseguir o apoio militar destes, mas depois dava às gentes locais liberdade e aceitava manter os costumes andaluzes mais antigos. Já o marido de Zaida, na ânsia de agradar ao líder de Tinmel, obrigara as gentes de Silves e Mértolaao cumprimento de normas que nada lhes diziam e estas haviam-no rejeitado. Ou encolhido por dentro, como Zaida.
Princesa, lamento a vossa perda, disse Afonso Henriques, ao vê-la entrar na sua tenda. Abraçou-a, mas ela ficou atrapalhada, como se aquele fosse um gesto proibido, enquanto ele se lamentava por não ter aceitado a paz de Zaida. Em tempos, a bela princesa sugerira um casamento entre os dois para unir o Condado Portucalense à Andaluzia, mas o meu melhor amigo rejeitara essa quimera inviável. Tanta guerra e tristeza se teriam evitado... Zaida nada disse, pois ainda estava habituada a calar as opiniões em frente do marido. Só se interessou quando o rei de Portugal confessou não ter tido sorte no casamento. De repente, notei um novo brilho no seu olhar, enquanto dava os parabéns ao rei pelo matrimónio e pelo nascimento do primeiro filho legítimo. A francesa é uma maçadora, resmungou o rei. Zaida sorriu levemente e perguntou: e Chamoa? Sei que vive em Coimbra. O meu melhor amigo encolheu os ombros: continua a mesma tola de sempre. Meteu na cabeça que fui trocado em pequenino com o Lourenço... Tossi, enervado com a forma leviana como ele resumia a intriga de Compostela, mas Afonso Henriques não me ligou, dizendo-se perplexo com a súbita amizade entre Chamoa e Mafalda da Sabóia. Odiavam-se, mas agora dão-se bem!
A princesa sorriu e murmurou: mulheres... O rei olhou-a demoradamente e depois perguntou: que desejais, princesa Zaida? Quero fazer-vos um pedido, disse ela, baixando a voz. Afonso Henriques aproximou-se mais dela e apreciou: continuais tão bela... Nesse momento, a antes tão pálida e séria Zaida corou. Deixem-nos, ordenou o rei. A meu lado, Mem franziu a testa, irritado. Contudo, nada podia fazer. Eu e ele abandonámos a tenda e só dias depois conheci o refinado estratagema que o rei de Portugal engendrou com a princesa. Já a sós com Afonso Henriques, Zaida disse-lhe: tenho pena de não me ter casado com vós…» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Oficina do Livro, Casa das Letras, 2017, ISBN 978-989-741-713-9.

Cortesia da CasadasLetras/JDACT