terça-feira, 8 de setembro de 2020

Gnose. Philip Gardiner. «… o meu recém-adquirido conhecimento tinha sustentação em artefactos e imagens pertencentes a várias nações e religiões. Encontrei a confirmação em todos os lugares por onde andei…»

Cortesia de wikipedia e jdact

A verdade sobre o segredo do Templo de Salomão

«(…) Com tudo isso em mente, quis saber se houve, na História, homens e mulheres que sentiram o que eu sentia, que há teorias misteriosas e pensamentos ocultos na literatura e na arte. Finalmente, depois de anos estudando sinais, símbolos e cifras, comecei a ver uma subtil corrente oculta em lugares extraordinários e em épocas incrivelmente remotas. Parece que os nossos ancestrais descobriram segredos notáveis e, lentamente, eu os estava revelando. Mais precisamente, eu estava chegando a uma compreensão mais profunda da verdade por trás dos segredos. Durante minha pesquisa entrei em contacto com centenas de pessoas e descobri que muitas delas tinham ideias semelhantes. Logo fui convidado a me tornar membro de uma sociedade secreta. (Não vou revelar o nome desse clube de cavalheiros, basta dizer que ele remonta a muitos séculos e não é a franco-maçonaria.) Na verdade, o convite era mais uma intimação. Um livro me foi entregue por um senhor muito idoso. O livro havia sido impresso anonimamente nos anos de 1930, mas previa a ocorrência da Segunda Guerra Mundial. Meu primeiro pensamento foi que a data de publicação estava errada e que ele fora impresso depois da guerra. Entretanto, nem todos os acontecimentos relatados no livro chegaram a se realizar, apenas os mais importantes, e todas as minhas pesquisas indicaram que o livro tinha sido publicado em 1933. Como, então, o autor sabia que certos eventos iriam acontecer? A resposta me foi dada pelo senhor idoso. Os eventos faziam parte de um plano muito maior, disse ele, e havia vários resultados possíveis, e todos eles conduziam à criação de uma organização internacional. (Muitos teóricos da conspiração a chamam de Nova Ordem Mundial.) Essa organização, declarou o senhor, era chamada de Nações Unidas. Agora que eu sabia disso, disse ele, eu não tinha escolha a não ser juntar-me à sociedade secreta.

O senhor idoso faleceu e me deixou imaginando o que fazer. Eu deveria entrar para a sociedade, ou apenas ignorar aquilo tudo? Na verdade, eu não tinha opção. Como última vontade no seu testamento, ele tinha determinado a minha inclusão nos quadros do clube. Eu me tornara membro da sociedade secreta, querendo ou não. No seu nível mais baixo, a coisa toda parecia tola e planeada, mas com o passar do tempo notei mudanças subtis na linguagem dos diversos níveis e descobri que eu estava compreendendo melhor os textos e as obras de arte que antes me confundiam. Essa era uma evidência da evolução do meu conhecimento. Parecia haver camada após camada de mensagens ocultas e ensinamentos que ninguém de fora entendera ou em que acreditara. Creio que esse é o caminho para a sabedoria, um método que tem sido usado por séculos. Viajei pelo mundo todo verificando se o meu recém-adquirido conhecimento tinha sustentação em artefactos e imagens pertencentes a várias nações e religiões. Encontrei a confirmação em todos os lugares por onde andei.

Essa é a versão abreviada do meu caminho para a luz. É uma jornada que acabou de começar, mas uma jornada que me ensinou o surpreendente segredo do Templo de Salomão. Espero sinceramente que, neste livro, eu seja capaz de expressar o deslumbramento e a admiração que senti quando cheguei à percepção espantosa de que realmente existe uma consciência superior e que essa é uma condição ao alcance de to­dos. Espero que você também se sinta ultrajado com o facto de que esses elementos profundos e reais da nossa própria existência foram tirados de nós pelos manipuladores mundiais. A razão para essa fraude é simples, a liberação da nossa mente nos dá a liberdade para controlar as influências. Esta é uma verdade intrínseca e extrínseca: nossas mentes, nossos sentidos e todos os nossos pensamentos estão sob a influência de outras pessoas. Gostaria de deixar claro que o campo coberto por este livro é tão extenso que simplesmente não posso entrar em detalhes em cada um dos seus aspectos. Com isso em mente, espero que essa leitura crie em você uma sede tão grande que você se sinta levado a ir pessoalmente beber no poço da antiga sabedoria. Esses poços são os textos antigos das religiões do mundo, a Bíblia, o Alcorão, os Upanishads e muitos outros. Esses textos não são apenas para quem tem inclinação religiosa, são para todos. Se eu tivesse um conselho a dar-lhe para a jornada à sua frente, seria este: esqueça-se de tudo em que acredita, ignore tudo o que lhe disseram e leia este livro com a mente pura e aberta. Se não compreender tudo o que está escrito, leia o livro novamente. Esse conhecimento está arraigado tão profundamente que pode, com facilidade, passar despercebido, mas muitas vezes uma segunda leitura acabará por trazê-lo à superfície. Para ajudá-lo, incluí um extenso Dicionário do Conhecimento no final do livro. O dicionário é uma reinterpretação de várias crenças, símbolos e textos utilizando as novas interpretações apresentadas aqui. Ficará evidente a mais rematada realidade: da alquimia ao taoísmo e do cristianismo gnóstico ao sufismo místico, as verdades apresentadas neste livro são a origem de toda a sabedoria. As verdades estão em todas as culturas do mundo. Boa sorte na sua jornada rumo à sabedoria real e à verdadeira gnose». In Philip Gardiner, Gnose, O Segredo do Templo de Salomão Revelado, 2005, Editorial Estampa, ISBN 978-972-332-431-0.

Cortesia de EEstampa/JDACT

JDACT, Philip Gardiner, Religião, Literatura, Esoterismo,