sábado, 5 de fevereiro de 2022

Por Dentro do Priorado de Sião. Robert Howells. «Os nove cavaleiros da Calábria são uma referência aos fundadores da ordem dos Cavaleiros Templários durante as Cruzadas. Os vínculos entre essa ordem e o Priorado de Sião…»

Cortesia de wikipedia e jdact

O Que é o Priorado de Sião?

«(…) Depois de fazer contacto com Nic Haywood e ter estabelecido um determinado nível de confiança, teve início um fluxo contínuo de informações. As perguntas iniciais giravam em torno da natureza e das intenções do Priorado de Sião. Em poucas palavras, ele é tanto uma organização quanto um ideal. Alega-se manifestar como uma verdadeira ordem actuando no mundo em determinados momentos, seja para comunicar informações, seja para constituir um foco para quem segue e protege seus ideais. O ramo esotérico do Priorado de Sião parece ser o nome actual de um grupo de iniciados na tradição esotérica ocidental. Ao longo de toda a história, aqueles que alcançaram a iluminação ou o conhecimento espiritual superior (gnose) sentem-se comprometidos a ensinar e esclarecer os outros. Entre eles incluem-se artistas, alquimistas e as velhas famílias aristocráticas. Como disse Nic: Por favor, tenham em mente que o Prieuré de Sion [Priorado de Sião] é um corpo colectivo de alquimistas. Quer dizer, o núcleo [integrantes] é de iniciados na ciência hermética e todos aperfeiçoaram a Pedra [Filosofal] em algum momento (vários mais de uma vez). Seria ingénuo afirmar que tal grupo numeroso de pessoas cortejaria efectivamente a publicidade, a menos que fosse pelo bem comum!

Foi enfatizado em diversas ocasiões que o Priorado tem um forte componente esotérico instruído por alquimistas entre seus integrantes. De acordo com os autores de O Santo Graal e a linhagem sagrada, o nome Priorado de Sião deriva da origem da ordem na Terra Santa na época das Cruzadas. Jerusalém foi fundada em cima de um morro chamado de Monte Sion ou Sião, onde se situam muitos de seus lugares sagrados. Sion/Sião veio a ser usado como um sinónimo da própria cidade e até mesmo de toda a Terra Santa. Posteriormente, pesquisadores alegaram que o nome derivou de um morro chamado Sião, próximo de onde Pierre Plantard viveu quando criança. Plantard alegava ser o grão-mestre do Priorado durante a década de 1970 e forneceu as informações para O Santo Graal e a linhagem sagrada da mesma forma que Nic falou a nós. Acredito que a verdade esteja nalgum lugar no tempo e no espaço entre os dois, mas serve a um duplo propósito tanto como ideal quanto como localização geográfica.

O senhor Plantard de Saint Clair e outros aludiram ao significado de Sião: A intercessão de um ramo. (…) O ponto de origem. Os objectivos do Priorado estão se tornando mais claros. De acordo com Nic Haywood, A constante manipulação do colectivo por intermédio das artes leva a uma evolução orquestrada, cultural, espiritual e, por definição, politicamente. Essa é a razão fundamental de o Priorado sempre afirmar, quando indagado sobre as suas intenções, que as coisas correm de acordo com o plano. Simplificando, o Priorado manipula a sociedade para ganhar etapas na evolução. Como isso está organizado é menos claro. Eis a resposta inicial de Nic numa entrevista: A situação actual é que a religião e a espiritualidade são afectadas pelo Priorado de Sião por meio de uma influência subtil. Ele assume a função de orientação, usando uma filtragem vagarosa por meio da arte, da comunicação social e da palavra escrita. O Priorado de Sião tomou a si a função, a exemplo do que fizeram os nove cavaleiros da Calábria. O povo da Calábria estava um tanto fora de sintonia com as informações do Médio Oriente e da África, um conhecimento que se mantivera seguro.

Os nove cavaleiros da Calábria são uma referência aos fundadores da ordem dos Cavaleiros Templários durante as Cruzadas. Os vínculos entre essa ordem e o Priorado de Sião são discutidos no próximo capítulo. Um e-mail posterior proporcionou um ângulo mais esotérico sobre o assunto: Essa aplicação política da filosofia engendrada espiritualmente actua de acordo com o axioma da Secção Áurea, a Proporção Áurea: o menor está para o maior assim como o maior está para o todo. (…) Na verdade, diversos documentos do Priorado de cerca de 1977-78 foram tentativas claras e inequívocas de reconciliar os fundamentos da Proporção Áurea com uma geometria muito mais esotérica, sagrada. Uma em particular colocou ênfase na matemática inerente à pintura árcade de Poussin e, com um grau de sucesso, vinculou-a à geometria ritual empregada por John Dee». In Robert Howells, Por Dentro do Priorado de Sião, 2005, Editora Planeta, 2011-2012, ISBN 978-857-665-812-2.

Cortesia de EPlaneta/JDACT

JDACT, Robert Howells, Religião, Conhecimento, Esoterismo,