sexta-feira, 23 de setembro de 2011

V. O. T. de S. Francisco. Guimarães. Agenda Franciscana: «Em outras reformas foram já descobertas as abóbadas das capellas lateraes, que são bellas, conservando-se porém ainda coberta com uma pintura differente da que tinham estas, mas já um pouco apagada, a famosa abóbada da capella-mor, que, como diz o Padre Torquato d'Azevedo, é uma das melhores do reino»

Cortesia de votguimaraes

Temas de História da Arte
Os Frescos da abside da Igreja
«Entre os administradores desta Venerável Ordem Terceira houve sempre alguém que se preocupasse com a preservação das suas preciosidades artísticas. Prova disso encontra-se num documento que acaba de ser inventariado, datado de22 de Janeiro de 1887.
Em 27 de Dezembro do ano anterior, o secretário da Mesa desta Ordem escreveu à Real Associação dos Architetos e Archeologos Porfuguezes expondo que:
  • “a Mesa resolveu mandar escodar toda a cantaria da sua igreja por se achar parte coberta com cal e tintas que não deixavam conhecer o bom granito de que eram feitas, achando-se já os trabalhos muito adiantados. Em outras reformas foram já descobertas as abóbadas das capellas lateraes, que são bellas, conservando-se porém ainda coberta com uma pintura differente da que tinham estas, mas já um pouco apagada, a famosa abóbada da capella-mor, que, como diz o Padre Torquato d'Azevedo, é uma das melhores do reino. Era intenção da meza mandal-a também limpar, pondo o granito a descoberto, por assim, no estado em que está se destacar bastante do resto do interior do edificio. Entretanto, como há opiniões de que, embora não esteja agradavel á vista, se deve conservar como está, a meza, para declinar a responsabilidade de proceder sem consultar os homens da sciencia, vem respeitosamente pedir que V. Exas. em conselho emittam a sua opinião sobre tal assumpto, o qual se dignarão fazer communicar com a possível brevidade, por isso que ficam os trabalhos suspensos e dependentes da decisão de V. Exas.”

Cortesia de votguimaraes

A Real Associação dos Arquitectos e Archeólogos Portuguezes respondeu no dia 22 de Janeiro de 1887 nos termos seguintes:
  • “Tomando esta Sociedade na devida consideração o desejo que a Veneranda Confraria de S. Francisco da Cidade de Guimarães tem, em saber se se deverão conservar as pinturas a fresco que foram ultimamente descobertas na abside da sua igreja, foi a mesma Associação unanime em concordar que religiosamente devem ser conservadas, pela raridade de descobertas semelhantes, por serem um authentico titulo da antiguidade d'esse edificio religioso, para servirem de comparação com trabalhos identicos de outras epocas, e para engrandecimento do edificio que pode patentear mais um exemplar artistico de tam remota era. Tam . superior consideração merecem essas pinturas, apesar de não estarem já completas, que ousa pedir esta Associação uma copia fiel e colorida conforme o original (em pequena escala) para ser publicada no seu Boletim, agradecendo desde já este obsequio que espera alcançar de tam esclarecida corporação”.

Painel do trono da igreja conventual.
S. Francisco recebendo os Estigmas no Monte Alverne
Cortesia de votguimaraes

Esta consulta deve ter sido da iniciativa do Secretário da Mesa, Francisco Joaquim da Costa Magalhães, que subscreveu o oficio, pois não consta do respectivo Livro de Termos qualquer deliberação e este respeito». In Fernando José Teixeira, Belmiro Jordão, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Guimarães, Agenda Franciscana, Ano III, 2, Fevereiro de 2004.

Cortesia de VOT de S. Francisco/JDACT