terça-feira, 17 de abril de 2012

Eduardo Brazão. Em Demanda do Cataio. Parte 6. A Viagem de Bento de Goes à China 1603-1607. «Na memória do Ocidente não podia apagar-se a fama do Grão-Cataio que Marco Polo divulgara, que os monges de S. Francisco julgavam ter possibilidades de moldar na forma cristã. Quanta esperança se tinha desvanecido!»



jdact

«O período mongol na China pode-se dizer que vai de 1280 até à morte de Kubilai, em 1294. Depois desse marco, até 1368, a definitiva vitória nacional do “Império do Meio”, passaram-se anos de declínio onde se foram entorpecendo as qualidades guerreiras daqueles cavaleiros da estepe. A China mais uma vez, como sempre depois, não se deixara dominar. Passivamente sofrera a ocupação daqueles estrangeiros. Mas esperara: o tempo não conta para ela. Nos seus anais procura-se passar em claro sobre o domínio mongol, entre as dinastias “Sung e Ming” parece não ter havido o intervalo dos Khans. E não houve de facto para o chinês: a sua memória permaneceu junto dos antepassados, na lembrança viva dos seus imperadores legítimos, na prática dos seus preceitos de Confúcio. Andaram por ali, é certo, estranhos em volta a tirar ao campo o seu amanho, a amealhar riquezas que o seu labor juntara. Mas era um sonho mau que os ventos um dia trouxeram e que um dia levariam.
Entretanto a dureza do mongol ia-se quebrando naquele viver de conforto e de riqueza. O paço de Khanbalik em nada se assemelhava às tendas atapetadas que se plantavam no deserto, açoitadas pelos ventos do norte. A mulher chinesa, voluptuosa e meiga como pele de arminho, era bem diferente da masculinidade da mongol, de cabeça rapada e cavalgando com a energia que o seu viver de nómada obrigava. Kubilai reunira tesoiros, vivera com fausto, mais ainda era o homem forte da estepe. Depois começou o fim.
Entretanto a China levantava-se do seu torpor.
Ia continuar a viver. Da humildade de Chu Yuan-Chiang fizera um imperador. Era ao povo mais humilde onde se ia buscar a cabeça do império. A gloriosa dinastia “Ming” dava os seus primeiros passos.
Acendera-se mais então o ódio ao estrangeiro. Isolava-se, de novo, o “Império do Meio”.

Na memória do Ocidente não podia apagar-se a fama do Grão-Cataio que Marco Polo divulgara, que os monges de S. Francisco julgavam ter possibilidades de moldar na forma cristã. Quanta esperança se tinha desvanecido! Mas a Fé era tão forte naquele mundo antigo, a ambição tão acrescida por aqueles tesoiros revelados e que estiveram quase ao alcance da mão, que a Europa, como a China, também saberia esperar». In Eduardo Brazão, Em Demanda do Cataio, A Viagem de Bento de Goes à China, 1603-1607, Gráfica Imperial, 2ª edição, Lisboa 1969.

Cortesia de Gráfica Imperial/JDACT