segunda-feira, 23 de abril de 2012

Trabalhador do Conhecimento. Profissão. Thomas Davenport. « Apesar de algumas dúvidas normais na definição de trabalhadores do conhecimento, é claro que o sucesso organizacional depende da capacidade de inovação e da produtividade destes profissionais nas suas empresas»



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O que é um trabalhador do conhecimento?
«A meu ver, este tipo de trabalhadores só não se enquadra totalmente na categoria de trabalhadores do conhecimento, porque criar, distribuir e aplicar o conhecimento não são os principais objectivos das suas funções. O pensamento representa apenas uma pequena parte da sua forma de vida.

Alguém ser, ou não, considerado um trabalhador do conhecimento é, claramente, uma questão de grau e de interpretação. Muitas pessoas recorrem ao conhecimento nas suas funções e possuem um determinado grau académico ou experiência; porém, para os trabalhadores do conhecimento, este têm que ser central no desempenho da função e eles têm de possuir um elevado grau de formação ou experiência. O facto de se trabalhar com informação e dados não é, por si só, suficiente; por exemplo, seria muito difícil ter o estatuto de trabalhador do conhecimento sem se possuir um grau académico (desistentes da universidade como Bill Gates e Michael Dell não incluídos).
Apesar de algumas dúvidas normais na definição de trabalhadores do conhecimento, é claro que o sucesso organizacional depende da capacidade de inovação e da produtividade destes profissionais nas suas empresas. Porém, ao mesmo tempo que contribuem para acrescentar valor, os trabalhadores do conhecimento também colocam alguns desafios ao conhecimento de gestão tradicional e aos princípios organizacionais: eles possuem mobilidade e estão preocupados com o facto de a sua experiência os posicionar no que respeita a oportunidades futuras; eles estão dispersos por toda a estrutura organizacional e pelo mundo, porém, a interdependência e complexidade do seu trabalho exigem que eles colaborem com outros trabalhadores, noutras funções, locais físicos, latitudes geográficas e até organizações.
Eles têm de comandar um organismo de conhecimento que tem que se manter permanentemente actualizado. E o seu trabalho é inerentemente emergente: os problemas importantes que resolvem e as oportunidades que aproveitam são originais e raramente, ou nunca, rotineiras.
Em suma, os trabalhadores do conhecimento são elementos críticos para o sucesso que quase todas as organizações; porém, em simultâneo, apresentam desafios únicos.

Os trabalhadores do conhecimento enquanto classe
Até que ponto é que os desafios dos trabalhadores do conhecimento são únicos? Há quem argumente que, pelo menos uma pessoa fá-lo, os trabalhadores do conhecimento e o trabalho do conhecimento devem ser geridos da mesma forma que qualquer outro tipo de trabalhadores e de trabalho.
Essa pessoa escreveu recentemente o seguinte:
  • [...] a velha dicotomia entre os trabalhadores que despendem esforço físico e os trabalhadores do conhecimento não é muito significativa [...] Cada vez menos trabalhadores desempenham tarefas rotineiras não suportadas em conhecimento e experiência acumulada. Parafraseando Richard Nixon:
  • “Hoje, todos nós somos trabalhadores do conhecimento”.
Em vez disso, a mesma pessoa argumenta que os trabalhadores do conhecimento devem ser tratados como quaisquer outros trabalhadores de gestão e que as abordagens de melhoria dos processos tanto se aplicam aos trabalhadores do conhecimento, como a quaisquer outros». In Profissão. Trabalhador do Conhecimento, Thomas Davenport, 2005, Biblioteca Exame, Concept Advertising, 2007, ISBN 978-989-612-282-9.

Cortesia Concept Advertising/JDACT