terça-feira, 17 de abril de 2012

Portalegre. XII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional. Doces com História e Tradição para provar no Mosteiro de S. Bernardo. «Esta Feira é composta por cerca de 40 doceiros que se distribuem entre a Igreja e os Claustros do Mosteiro de S. Bernardo, apresentando autênticas delícias conventuais»



Cortesia da cmp

Doces com História e Tradição para provar no Mosteiro de S. Bernardo
XII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre de 27 a 29 de Abril de 2012

«A Câmara Municipal de Portalegre apresenta a XII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre que se realiza de 27 a 29 de Abril de 2012 no Mosteiro de S. Bernardo com o objectivo de valorizar e promover a cultura, a tradição e o património portugueses.
Este ano para além da já consagrada doçaria conventual nacional e internacional e dos licores estará presente a componente de doçaria tradicional nacional com especial enfoque na que é originária do Alentejo.
 como:
  • Toucinho-do-céu,
  • Lampreia de Amêndoa,
  • Rebuçados de ovo,
  • Manjar Branco,
  • Queijo Dourado,
  • Fartes,
  • Leite Serafim,
  • ou delícias tradicionais como a afamada Boleima, as queijadas, os bolos fintos entre outros.
Para além disso, este ano, as novidades são ainda os Roteiros pelo Património da Fundação Robinson com os quais se pretende dar a conhecer a história dos conventos da cidade, aliando-se desta forma a componente documental à já tradicional vertente gastronómica. Ainda de salientar os ateliers para adultos e as oficinas de chocolate onde os visitantes são convidados a meter, literalmente, “as mãos na massa” e a confeccionarem a boleima de açúcar e canela, e o chocolate.
Outro factor diferenciador nesta edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é a decoração do espaço  e a presença, pela primeira vez, de doceiros na Igreja do Mosteiro. Este ano haverá também muita animação. Realiza-se o Concurso de Doçaria Conventual que irá eleger o melhor doce da feira e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre vai mostrar as novas tendências da doçaria. Nos Laboratórios do Gosto, saboreia-se e aprende-se tudo sobre doces conventuais e tradicionais. Na livraria pode conhecer os melhores livros de culinária e de doçaria e os grupos culturais locais encarregam-se de animar a festa. 



A XII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é organizada pela Câmara Municipal de Portalegre e tem o apoio Cientifico e técnico da QUALIFICA, Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses responsável pela elaboração do Regulamento Geral do evento e do Concurso de Doçaria assim como o controle da qualidade dos produtores e produtos expostos e ainda pela realização dos Laboratórios de Gosto». In Câmara Municipal de Portalegre.

Com a amizade de RR
JDACT