sábado, 22 de setembro de 2012

Atouguia da Baleia. As suas origens. «Quando no ano de 193 antes da era cristã a Península Ibérica foi invadida pelas legiões Romanas, já encontraram todo o litoral Atlântico da Lusitânia povoado, principalmente junto aos portos e baias existentes na foz dos vários rios…»



jdact e cortesia de wikipedia

Origens de Atouguia da Baleia
História
«Sabe-se pelo estudo da ciência antropológica que muitos milénios antes da era Cristã já a Península Ibérica era habitada por povos de raças e origens diversas, e que estes povoadores se aglomeravam especialmente, formando povoados castrejos nos planaltos serranos, ou ainda com mais incidência junto dos grandes estuários, baías ou abras dos rios existentes ao longo da Costa Atlântica da Península Ibérica. Como a sobrevivência desses povos dependia dos recursos naturais da época. Tais como; a caça, a pesca, e muitos frutos silvestres, então existentes.
Eis pois aqui, uma das muitas razões que os levavam, a assim procederem, procurando preferencialmente esses locais para sua habitação e sobrevivência. Nesses estuários abundavam grandes e variadas quantidades de peixes e outros afins, da fauna marítima, tais como cetáceos de grandes proporções que ali recorriam para se alimentarem das espécies suas preferidas, o que muitas vezes lhes era fatal essa ousadia.
Nestas lagoas imensas de águas temperadas e semi-cálidas, também existiam em abundância muitas espécies de crustáceos e bivalves que ao tempo os habitantes de suas margens consumiam em grande quantidade para sua alimentação quotidiana, como se comprova pela existência fóssil dos muitos concheiros achados em locais que foram habitados por povos coevos dessas eras. Além da fauna marítima tão propícia à sobrevivência dos nossos antepassados humanos também a luxuriante flora circundante os favorecia como coutada de caça onde abundavam imensas espécies de animais selvagens, (algumas de grande porte) tais como; o touro, o javali, o veado, etc.; além de muitas outras de menor tamanho; como a lebre, o coelho, e outras, de sua ordem.
Devido ao contínuo processo erosivo da crosta terrestre provocado pela pluviosidade enorme nessas eras, muitos sedimentos aluvionosos iam sendo colocados nas margens dessas lagoas, dando aso a que se formassem enormes sapais ao seu redor, criando autênticos paraísos de sobrevivência às aves migratórias que a eles recorriam para nidificar e se alimentarem da grande profusão de répteis e outras espécies necessárias à sua preservação.
Portanto, nestes estuários, lagoas e abras grandemente existentes na Costa Atlântica da Península Ibérica, não faltava alimentação natural, aos primitivos povoadores humanos, ai instalados.

Os Ibéros
Pela descrição que nos conta a História Universal, sabemos que a Península Ibérica foi habitada pelos Ibéros e depois invadida pelos Celtas que juntamente com outros povos (Suevos, Gregos, Cartagineses, etc.) se juntaram, formando os Celtiberos ocupando toda a Península, para cá dos Pirinéus.
Este povo Celtibero dividiu-se em vários grupos distintos com nomes diferentes e áreas demarcadas. Entre os cinco agrupamentos, um tinha o nome Lusitânia, que ocupava grande parte do território peninsular a oeste, entre os rios Douro e Tejo. Mais ou menos entre os meridianos 38-40, e os paralelos 8-10, como seja parte da actual costa Atlântica do litoral Português, mais concretamente entre os dois rios citados. Esta parte da Ibéria era habitada pelos Lusitanos». In Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Turismo, Município de Peniche.

Cortesia da JF de Atouguia da Baleia/JDACT