quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leituras. Fala Yael. Castelo de Vide. Os Judeus e a Inquisição. Yael Bar Tolmei (Ana Bela Santos). «Não disse nada, mas pensei se o ‘ir embora’ da tia e do tio teria solucionado alguma coisa porque os Visitadores andam por todo o lado. A menos que tenham conseguido sair de Portugal, e dependeria do Reino de destino por eles escolhido»


jdact

Fala Yael
«Estamos a lembrar o meu Bat Mitzvah, como seria se houvesse liberdade... Apesar de o ter celebrado há quatro anos, tinha na altura 12 anos e mais um dia, recordo como se fosse hoje. O Bat Mitsvah é a altura em que uma mulher é considerada adulta e deve cumprir os mandamentos. Aliás, Bat Mitzvah significa ‘Filha do Mandamento’ e nós, por motivos óbvios, festejámo-lo em casa e em família. Os meninos festejam o seu Bar Mitzvah aos 13 anos mais um dia. São considerados ‘Filhos do Mandamento’ e a partir daí podem usar tefilin durante as orações e ler a Torah na sinagoga, o que não é o caso dos meus irmãos, nem de todos os judeus que se transformaram em cristãos-novos, neste País, pois as sinagogas estão fechadas.
Lá fora tudo está muito mais silencioso que nos outros dias. Quase ninguém sai à rua. Mesmo dentro de casa já se tornou hábito falar baixo, quase em surdina, de certos assuntos, mas hoje, temos até medo de pensar.
O meu pai pensou fechar a loja depois da Minchá, (uma oração vespertina, instituída por Issac, uma prece que deverá ser dita antes do anoitecer) mas como poderia ser mal interpretado, está lá em baixo, de porta aberta, no meio de tecidos e outra mercadoria sem que alguém atravesse a soleira. Taciturno e calado, queda-se pensativo, e, ao almoço, comentou entre dentes que quem tinha tido juízo tinha sido a tia Ester e o tio Barach, que tinham ido embora.
Não disse nada, mas pensei se o ‘ir embora’ da tia e do tio teria solucionado alguma coisa porque os Visitadores andam por todo o lado. A menos que tenham conseguido sair de Portugal, e, mesmo assim, dependeria do Reino de destino por eles escolhido. Esta noite, bem de madrugada, os Visitadores vieram buscar Moshe Ben Ami. Acordámos com as pancadas na porta e as exclamações de protesto de Moshe no meio dos gritos lancinantes da mulher. Dos filhos nem se ouvia o choro.
Ninguém saiu ou assomou à janela para espreitar. Creio que todos nós, em pensamento, enviámos um adeus mudo a Moshe. Que Hashem (significa O Nome) tenha piedade dele e que parta para a Esfera Celeste rapidamente e sem sofrer muito às mãos da Inquisição (maldita).
Hoje, pela manhã, a medo, fomos visitar a mulher de Moshe. Está destroçada sem saber que fazer. Os dois filhos mais velhos vão tomar conta do tingimento dos tecidos que, por sorte, já tinham começado a aprender com o pai, mas sem dúvida que agora a responsabilidade é maior e o medo também. Entre nós, cristãos-novos, vamos ter de os ajudar a superar esta crise terrível que se abateu sobre eles. Não estamos livres de sermos os próximos.
Viemos há pouco da missa como todos os dias pela manhã, e como a maior parte dos cristãos-novos. Estou sentada a costurar junto da minha mãe e ela está a falar-me de Débora, Mãe de Israel. Diz-me que o cântico de Débora é um dos mais antigos da Bíblia. É um canto profético onde se salienta a solidariedade entre as tribos de Israel e onde se narra a vitória de duas mulheres, Débora e Jael. Uma vitória assim não deve ser esquecida. Era uma época difícil, de guerra. É uma história de resistência e organização. Era uma época em que não era fácil cantar. Também hoje não é fácil canta, penso, tendo presente os dias que vão correndo.
Pergunto a minha mãe se em Portugal sempre foi assim, e, com voz monocórdica, ela falou-me da Inquisição (maldita) ou, como dizem os cristãos, O Santo Ofício (maldita)». In Yael Bar Tolmei, Ana Bela Santos, Fala Yael, Castelo de Vide. Os Judeus e a Inquisição, Orfeu, 2009, ISBN 978-2-87530-020-1.

Cortesia de Orfeu/JDACT