sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Leituras. Os Venturosos. Alexandre Honrado. «A bebida não é pecado. E até se, ao acordarmos, a cabeça parece batida por cascos de cavalo, é o ensinamento: “saíram-te os pecados, não tornes a eles...” Frei Nicolau encheu o copo, bebeu até à última gota, estalou, prazenteiro, a língua: “Até ouço as harpas que tocam no Céu!”»

jdact
  
«Em todas as épocas há homens decepcionados. Aquele ali, à direita de El-Rei, vestido de um albernoz preto e luzidio, com palastrões adiante, com passamanarias vermelhas a orná-lo vivamente, alamares a condizer e a brilhar, gorjeira espampanante, sendo nobre e possuidor de vasta fazenda sofre de ‘despeitação’ e falta de garra. O muito que El-Rei sempre teve de fúria ambiciosa carece a este jovem fidalgo em ganância ou sofreguidão. Chama-se, como aliás já sabemos, Ataíde, mas El-Rei apelida-o, D. Bosta, despreza-o convictamente.
Poucos são os nobres deste reino que a seu rei incomodaram ou incomodam muito tempo. Este, verdade se traduza, é verdadeira consternação, uma desgraça. Diz-se que tem o toutiço tão oco quanto um elmo. Nem para dirigir palavra a outrem tem coragem. Quando olha, de lado o faz não sendo zarco nem vesgo; cora; fica ao rubro como donzel assediado. Não só por ter este aspecto e comportamento, por ser tão tosco de modos, tão ensimesmado, nos interessa topar e descobrir. É que desempenhará, como adiante se diz e atrás se sugeriu, papel importante na sorte da Corte de El-Rei e mesmo na vida triste do monarca.
O que há a contar para já se conta agora. O resto virá a seu tempo...
El-Rei, a quem as varizes dão hoje uma comichão tremenda, enche e vaza de bom tinto nortenho do reino seu reluzente copo gravado com armas reais. A seu lado, frei Nicolau, frade, confessor e beberrão, faz notar: - A bebida é coisa santa. Retira diabos do corpo, soltando-os pela língua, deixando depois a quem bebe um estado de pacificação em Deus, uma sonolência abençoada. A bebida não é pecado. E até se, ao acordarmos, a cabeça parece batida por cascos de cavalo, é o ensinamento: saíram-te os pecados, não tornes a eles...
Frei Nicolau encheu o copo, bebeu até à última gota, estalou, prazenteiro, a língua: - Até ouço as harpas que tocam no Céu! El-Rei gostava de beber com frei Nicolau, homem que santificava a sede e a compreendia. Ao ouvi-lo falar em harpas bateu palmas e ordenou: - Música, quero música!
Era bem sabido que El-Rei, quando em disposição, apreciava folguedo, aos domingos e santos dias punha à mesa artes de danças, ‘estromentos’, ‘menistres’ e bailes de mouros e mouras vestidos de muitas sedas e ao serão havia às vezes muitas danças e outras muitas festas, ‘momos’ e ‘entremezes’ E em entradas reais, com música costumavam vir os judeus, quando os havia que agora não há, baptizados foram, e vinham mouros, e povo com folia e foliões e moças bem vestidas e música sempre própria. E mesmo El-Rei é músico de vontade, apreciando ‘charamelas’, ‘sacabuxas’, ‘cornetas’, ‘harpas’, ‘tambores e rabecas’, ‘alaúdes e pandeiros mouros’ e no seu casamento dava muitos serões às damas e galantes e bailavam e ele algumas vezes, ainda não tinha varizes bailava até fartar…
Aliás, El-Rei tem por obrigação de seu mister dar festas em ocasiões extraordinárias, e de extraordinário temos os casamentos, nascimentos, chegada ou partida de embaixadores ou de visitantes ilustres, a grande festa da chegada de Vasco das Índias, ou de outras naus se a grandeza o justificar…
Há ainda as festas profanas que se fazem sempre pelas festas litúrgicas e que os reis devem ‘intender’, como as do Natal consoada, da Páscoa ressurreição, a do dia de Corpus Chisti com procissão e toiros, a de véspera de S. João com grandes fogueiras, e a de dia de canas reais e assim dia de S. Jorge, quando se faz sempre a festa por causa da Garroteia que a tinha o infante João, e todas as outras festas que merecem ser guardadas e cerimoniadas, até porque todas são para desenvolver virilidade, por isso têm de ir à carreira correr touros, fazer-se aos jogos de canas, e às justas, havendo ainda no paço muitos serões e bailes quando El-Rei o entende, e quando lhe apraz vai pelas lezírias a montes e a caças com muitos banquetes, prazeres e festas... E mesmo em caças, artes que requerem silêncios, El-Rei leva músicos tal é o ‘prazimento’...» In Alexandre Honrado, Os Venturosos, Círculo de Leitores, Braga, 2000, ISBN 972-42-2392-2.


continua
Cortesia de C. de Leitores/JDACT