sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Herculano Desconhecido. 1851-1853. António José Saraiva. «A crítica formal do funcionamento das instituições parlamentares feita por Herculano é exacta; mas faltou-lhe descobrir as causas que fazem funcionar essas instituições em proveito de uma oligarquia, cujo verdadeiro rosto não chegou a conhecer»


jdact

«A ideia de que um sistema parlamentar nestas condições é uma enorme mistificação, e não representa o governo do país pelo país, mas antes a sujeição do país a uma oligarquia governante é dificilmente contestável; e ninguém depois de Herculano a exprimiu com maior veemência e clareza. É flagrante, também , a razão de Herculano ao afirmar que a política nacional, mediante a adulteração das instituições parlamentares, caminhava no sentido da reacção internacional contra as conquistas liberais, encabeçada pelos impérios francês e austríaco.
Mas deve notar-se que este crítica é incompleta porque desconhece as raízes económicas desta adulteração do regime parlamentar. Herculano viu a associação da agiotagem e do Cabralismo como um caso episódico já não atingiu o conjunto de interesses nacionais e internacionais em que se apoiava o Rodriguismo-fontismo, considerando-o sob um aspecto puramente político. Os políticos apareciam-lhe isolados no-palco agindo por conta e interesse próprios. Via o despotismo político como um fim, e não como um meio.
Escapou-lhe, portanto, o alcance mundial do desenvolvimento do capitalismo industrial, donde se originara o capitalismo financeiro, que aliado às sobrevivências do Feudalismo na Alemanha e na Europa Oriental, e a outras forças tradicionais, estavam na origem da contra-revolução desencadeada após 48. Por outro lado, Herculano não se ocupou da orientação propriamente económica do fomento fontista, limitando-se a considerá-lo como disfarce da reacção política e clerical. A ideia de que é errada a política de fomento, que consiste em desenvolver o transporte sem cuidar ao mesmo tempo da produção, mais tarde desenvolvida por Oliveira Martins, não a encontramos em Herculano.
Em resumo, a crítica formal do funcionamento das instituições parlamentares feita por Herculano é exacta; mas faltou-lhe descobrir as causas que fazem funcionar essas instituições em proveito de uma oligarquia, cujo verdadeiro rosto não chegou a conhecer.
Já, porém, a construção que Herculano oferece em substituição do parlamentarismo que tão certeiramente criticou não nos pode hoje interessar senão como uma bela utopia». In António José Saraiva, Herculano Desconhecido. 1851-1853, Edições SEN, Porto, 1953.

Cortesia de Edições SEN/JDACT