quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FCG. As Idades do Mar. VI. As Idades dos Mitos. «Os seus mares agitados são povoados por divindades de referência humana, como Vénus, deusa nascida da espuma das ondas, ou Neptuno e Anfitrite, casal que governava os mares»


Neptuno e Anfitrite. Belluno, c. 1691-1694. Óleo sobre tela. Sebastiano Ricci (1659-1734). 
Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid
jdact

Fundação Calouste Gulbenkian. Sala de Exposições Temporárias da Sede. Até ao pf dia 27 de Janeiro de 2013.

«Ilustram-se aqui algumas das narrativas matriciais do universo e da humanidade, fontes conservadas através de tradições transpostas para a escrita e suporte permanente do imaginário visual. A mitologia clássica divulgou o universo dos deuses e heróis eternizados nos textos gregos atribuídos a Homero e nos romanos de Virgílio e Ovídio - a Odisseia, a Eneida e as Metamorfoses. Os seus mares agitados são povoados por divindades de referência humana, como Vénus, deusa nascida da espuma das ondas, ou Neptuno e Anfitrite, casal que governava os mares. Aí também vivem fantásticos seres, como nereidas, tritões e sereias.

 


Referido na Bíblia em vários episódios, o mar também é cenário nos milagres de santos na Europa católica em mitos fomentados pela Contra-Reforma, como os episódios da vida de S. Francisco Xavier». In Teresa Pizarro, Molduras, As Artes na Antena 2, FCG.


Cortesia de Molduras/JDACT