terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FCG. As Idades do Mar. V. A Idade do Poder. «… as Províncias Unidas protestantes desenvolverão uma pintura ostentatória, laica, que pretendia ilustrar e divulgar os seus sucessos no mar contra o domínio dos Habsburgos da Espanha católica»

“Batalha de Lepanto, 7 de Outubro de 1571”. c. 1573. Óleo sobre tela, Anónimo (Monogramista “H”). 
National Maritime Museum, Greenwich, Londres.
jdact

Fundação Calouste Gulbenkian. Sala de Exposições Temporárias da Sede. Até ao pf dia 27 de Janeiro de 2013.

«O mar foi cenário de jogos de poder determinados por ambições económicas e políticas que obrigaram à formação de grandes esquadras confrontando-se para o seu domínio. Multiplica-se a representação de conjuntos poderosos de navios pertencentes às potências marítimas europeias, tanto em circulações comerciais como em batalhas. Tal figuração desenvolve-se sobretudo a partir da época das grandes navegações oceânicas, quando o conhecimento científico substitui as visões medievais geradas pela imaginação.


De princípio, concedia-se à representação de navios a função de cenário para temáticas religiosas. Mas as Províncias Unidas protestantes desenvolverão uma pintura ostentatória, laica, que pretendia ilustrar e divulgar os seus sucessos no mar contra o domínio dos Habsburgos da Espanha católica. Em meados do século XVII, os motivos preferenciais da afirmação de poder pela Holanda são os confrontos com a Inglaterra, a nova potência naval europeia». In Teresa Pizarro, Molduras, As Artes na Antena 2, FCG.

Cortesia de Molduras/JDACT