terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Processo de Damião de Goes na Inquisição. Raul Rêgo. «… Mestre Simon y siendo perguntado dizo que se acuerdaba haver dicho cierto dicho de cosas tocantes al Santo Oficio de la Inquisición (maldito) muchos años contra un Damião de Goes portugués en la Inquisición (maldita) de la ciudad de Evora»


jdact

Testemunho de António Pinheiro
«Aos nove dias do mês de Maio de mil quinhentos e setenta e um anos, em Lisboa, nos Estaus, na Casa do Despacho da Santa(?) Inquisição (maldita), estando aí os Senhores Inquisidores e o padre frei Manuel da Veiga, deputado, ante eles pareceu, sendo chamado António Pinheiro, tesoureiro das Tapeçarias de El-Rei Nosso Senhor, e lhe deram juramento dos Santos Evangelhos, em que pôs sua mão. E prometeu dizer verdade. E lhe fizeram pergunta se era lembrado dizer alguma pessoa que sabia de outra que não ia à Igreja de onde era freguês ouvir os ofícios divinos, os dias de obrigação da Igreja; e que chegaram a evitá-la por isso. Por ele foi dito que outra coisa não sabe senão que Damião de Goes, que está preso neste cárcere, via ir muito poucas vezes à igreja de Santa Cruz de onde era freguês, todo o tempo que ele testemunha morou pegado com ele, nos Paços da Alcáçova, onde ambos pousavam, que foi por espaço de cinco ou seis anos. E que via cavalgar ao dito Damião de Goes, aos domingos e festas, com sua gente que o acompanhava; e dizia que ia ouvir missa a São Bento, onde tinha dois filhos frades; e que também, no sobredito tempo, via ir à freguesia algumas vezes, mas que eram poucas. E que outra coisa não sabe do que lhe foi perguntado.
Perguntado quem eram os criados de sua casa que levava consigo e como se chamavam, disse que levava um escravo que chamavam Sebastião e assim um pajem que chamavam Jerónimo e assim um homem de esporas a quem não sabe o nome, por lhe não lembrar. E al não disse.
E foi mandado, sob cargo de juramento, que tivesse segredo no caso. E assim o prometeu do costume que é compadre e amigo do dito Damião de Goes; e assinou com eles Senhores Inquisidores (malditos) e eu, Pedro Álvares, notário do Santo Ofïcio, (maldito) que o escrevi. Simão Sá Pereira, frei Manuel Veiga, António Pinheiro.

Precatório
‘O licenciado Jorge Gonçalves Ribeiro e o doutor Simão de Sá Pereira, do Desembargo de El-Rei Nosso Senhor, Inquisidores Apostólicos contra a herética pravidade e apostasia neste arcebispado de Lisboa e sua comarca, etc. Fazemos saber aos muito Magníficos e muito Reverendos Senhores Inquisidores (malditos) da cidade e arcebispado de Toledo e seu distrito que, no cárcere deste Santo Ofício (maldito), está preso um Damião de Goes, cristão velho, português, guarda-mor da Torre do Tombo, contra o qual tem testemunhado o padre Mestre Simão, da Companhia de Jesus e se diz residir no colégio ou casa da dita Companhia dessa cidade ou aí muito perto.
E, para que o processo do dito Damião de Goes posse ir avante e se dê despacho em sua causa, é necessário ratificar-se o dito padre Mestre Simão em seu testemunho. Pelo que requeremos a Vossas Mercês da parte da Santa Sé Apostólica e da nossa pedimos, mandem vir perante si ao dito Mestre Simão e o ratificarão na forma do Direito em o dito seu testemunho cujo treslado vai com este em maneira que faça fé em juízo e fora dele segundo estilo do Santo Ofício (maldito) e posto que no dito testemunho vá outra pessoa nomeada que já é falecida, não vai para mais que para lembrança do dito padre Mestre Simão. E não será ratificado senão no que toca ao dito Damião de Goes somente. E tanto que for ratificado Vossas Mercês pelo portador nos enviarão a dita ratificação junta ao dito testemunho e a este nosso precatório tudo cerrado e selado, com a brevidade possível, por cumprir assim ao serviço de Nosso Senhor e bem do Santo Ofício (maldito) e se dar despacho ao preso.
Dado em Lisboa, sob nossos sinais e selo do dito Santo Ofício (maldito), aos nove dias do mês de Abril, João Velho, notário apostólico e escrivão da Santa Inquisição (maldita), o fez, de 1571, Jorge Gonçalves Ribeiro, Simão Sá Pereira.
[No verso:] frei Francisco de Trianos


Em Toledo
En la muy noble y muy leal ciudad de Toledo, veinte días del mês de abril de mil y quiñienros y serenta y un años, ante el señor licenciado Juan Beltrán de Guevara Inquisidor apostólico en la dicha ciudad y Reyno de Toledo que al presenre preside solo en la dicha Inquisición (maldita), estando dentro de su eposenro que es las casas de la dicha Inquisición (maldita) y presentes por personas honestas y religiosas, los muy Reverendos frey Francisco de Trianos, prior del monasterio de S. Pedro Martir de la Orden de Santo Domingo, y frey Gaspar de los Reyes presentado en la dicha orden y consultor en la dicha Inquisición (maldita), que tienen jurado el secreto, pareceu siendo llamado un clérigo en la Compañía de Jesús de la dicha ciudad del qual fue recebido juramento en forma de verdad decir y prometió decii la verdad y dizo llamarse Mestre Simon y siendo perguntado dizo que se acuerdaba haver dicho cierto dicho de cosas tocantes al Santo Oficio de la Inquisición (maldito) muchos años contra un Damião de Goes portugués en la Inquisición (maldita) de la ciudad de Evora». In Raul Rêgo, O Processo de Damião de Goes na Inquisição, Assírio & Alvim, 2007, ISBN978-972-37-0769-4, Peninsulares/57.

continua
Cortesia de Assírio & Alvim/JDACT