sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cartas a Ninguém. Ilustração de Ingrid Martins. Lisa Flores. «Um amor antigo que ganhou raízes profundas e me dá Paz nas horas de desespero»

jdact

Na brisa da tarde a gaivota voa sobre o mar cintilante. Paz.

«Sinto o caminhar mais leve, mais sereno, porque do brilho nos teus olhos saem esmeraldas cintilantes. O bater dos passos confunde-se com a voz das ondas e o meu corpo eleva-se com a força da maré. E porque és uma dádiva de Deus, és o mais belo de todos. Vestes-te de verde, hoje de azul, e, quando estás triste, de cinzento.
Encontramo-nos tantas vezes, e falamos sempre de outros tempos. Sei quando estás zangado, porque a tua força me domina. Aproximo-me mais e deixo os meus pés fincados na areia, porque não posso entrar dentro de ti.


Quantas lágrimas desfiz, molhando o rosto com o teu bálsamo salgado, e este encontro de hoje, contigo, ultrapassa as palavras de todos os amigos.
Um amor antigo que ganhou raízes profundas e me dá Paz nas horas de desespero. O desfile das gaivotas, voando sobre a minha cabeça, compõe o cenário de uma tarde primaveril neste Inverno cantado à beira-mar!» In Lisa Flores, Ericeira, 1993.

In Lisa Flores, 1999, Cartas a Ninguém, ilustração de Ingrid B. Martins, colecção Outras Obras, Nova Vega, 2004, ISBN 972-699-785-2.

Cortesia de Nova Vega/JDACT