quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O Último Mistério. Lynn Sholes e Joe Moore. «O som de um estalido abafado fez com que todos os passageiros da classe executiva se imobilizassem, como se alguém tivesse apertado o botão de pausa num aparelho de DVD»

Cortesia de wikipedia e jdact

Abatido

«(…) Comandante Krull, sei que neste momento o senhor já pode ver os F-18 de cada lado da sua aeronave. Wyatt andava de um lado para o outro na varanda, o suor acumulando-se na testa. A madeira desgastada rangia sob as suas botas. Ele ouviu o chilreio dos gaios azuis sobre os amendoins que atirara na relva para atraí-los, pouco antes de receber essa ligação. Ah! Se o problema dele fosse tão insignificante quanto o daqueles pássaros naquele exacto momento!

Comandante, os pilotos estão ouvindo cada palavra que eu digo. Como também o comandante do Norad. Eles não hesitarão se acharem que o senhor e eu não chegaremos a um acordo. O meu dever e o desses pilotos é proteger os cidadãos americanos. Comandante, eles obedecerão estritamente às ordens, sem nenhuma hesitação ou tolerância. Uma única palavra minha e eles voltarão atrás. Sei que o senhor é um homem de bem, um bom pai, um bom marido. As vidas de todas essas pessoas estão agora nas suas mãos. Por favor, me diga o que quer. Moverei montanhas para lhe conseguir. Posso fazer isso. Já fiz isso por outras pessoas. Simplesmente, deixe-me ouvir a sua voz.

O som de um estalido abafado fez com que todos os passageiros da classe executiva se imobilizassem, como se alguém tivesse apertado o botão de pausa num aparelho de DVD. Um gosto amargo subiu pela garganta do passageiro do 2-K quando ele se levantou e deu um passo na direcção da porta da cabine de comando. Os seus óculos caíram ao chão. A comissária de bordo estava dois passos à frente dele e outra vinha chegando pelo corredor. Deixe-nos entrar!, gritou a comissária, batendo na porta. Abra! O passageiro do 2-K empurrou a comissária para o lado e chutou a porta com toda a força. Sentiu como se tivesse batido num bloco de pedra..., a perna latejou de dor. Outro passageiro veio de trás, com um extintor de incêndio nas mãos. Usando o fundo como a extremidade de um martelo, ele acertou a porta repetidamente, deixando no local apenas manchas de tinta vermelha. De repente, o nariz do avião arremeteu para baixo, fazendo com que todos os passageiros caíssem das suas poltronas. No mesmo instante, uma mulher algumas fileiras atrás gritou: nós vamos cair! O airbus inclinou-se violentamente outra vez. Bagagem, cobertores, travesseiros, bebidas e passageiros caíram no piso e escorregaram para a frente. O passageiro do 2-K caiu de joelhos, o ar bruscamente expelido dos pulmões, quando o homem com o extintor precipitou-se sobre ele. O passageiro ia mandar o outro sair de cima dele quando um som como o romper do trovão atingiu seus ouvidos. Ele se virou para o corredor. Sem os óculos, a sua visão estava borrada, mas ele sabia do que se tratava. Uma parede de chamas irrompia na sua direcção como uma onda furiosa prestes a arrebentar. Ele gritou quando respirou pela última vez, sabendo que o míssil teleguiado havia atingido o alvo.

Os Fósseis de Gilley

Vale dos Dinossauros, Texas

O mundo está prestes a mudar, Ted, comentava Cotten Stone no telemóvel. Ela o segurava com uma das mãos e, com a outra, manobrava a direcção do carro na Highway 67 em direcção a Glen Rose, Texas. E isso vai mexer com a cabeça de muitas pessoas. Estou impressionado, admitiu Ted Casselman, o som da voz começando a falhar. Cotten olhou para o indicador de sinal do telefone. Ele oscilava entre uma barra e nenhuma. Ela não queria perder o contacto com Ted, seu ex-chefe quando trabalhou para a Satellite News Network. Mesmo depois que deixou a SNN, para se tornar a principal repórter investigativa da NBC, Ted continuou sendo o seu amigo e mentor. Tenho acompanhado a cobertura da comunicação social, Cotten, mas é claro que tudo continua envolto em mistério. Fizeram um óptimo trabalho na divulgação da sua exclusiva. E é isso o que eu acho que foi..., exactamente um exagero. Não entendi nada. Por quanto tempo trabalhou nessa matéria? Umas duas semanas. Esperei até que a cobertura da queda do avião da Virgin Atlantic arrefecesse. Ainda não consigo acreditar que o piloto de um voo comercial cometesse um acto tão terrível. Será que não se fazem mais testes de estabilidade mental? O interessante é que o piloto havia sido avaliado recentemente e não apresentou nenhum problema. Continuamos a acompanhar os aspectos de interesse humano nesse assunto. Ter de atirar num avião lotado de passageiros inocentes foi um sinal de alerta para muita gente. Mesmo depois do 11 de Setembro, não acho que alguém tenha pensado que se chegaria a esse ponto. Eu entendi que o avião estava transmitindo um sinal de sequestro. Sim, concordou Ted. Imagina-se que o co-piloto tenha disparado o alarme para chamar a atenção dos controladores de tráfego aéreo. Enquanto ouvia Ted Casselman, Cotten Stone visualizava o homem alto e forte, um negro de 44 anos. Ted tornara-se grisalho mais cedo do que o normal e ela sabia que podia ser responsabilizada por muitos daqueles fios brancos prematuros. Para mudar de assunto, da tragédia com o avião para o tema da sua reportagem actual, ela disse: estou realmente com um forte pressentimento em relação à minha exclusiva, Ted. Vai ser impressionante. Mais do que impressionante. Você vai destroçar toda uma montanha de conhecimentos científicos, Ted riu, depois suspirou. Espero que dê certo. Você despejou uma porção de informações na matéria. Cotten sentiu a excitação correndo nas veias quando vislumbrou o rio Paluxy, agora tão raso que não se podia nem remar nele. Mas como lhe disseram, depois de uma chuva forte, ele se transformava numa torrente furiosa e espumante, formando as únicas corredeiras existentes no norte do Texas». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Último Mistério, 2006, Publicações Europa-América, 2007, ISBN 978-972-105-782-1.

Cortesia de PEuropaAmérica/JDACT

JDACT, Lynn Sholes, Joe Moore, Literatura, Mistério,