segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Por Dentro do Priorado de Sião. Robert Howells. «Quando trabalhava no documentário Linhagem, o filme, entrei em contacto com o Priorado de Sião por meio de um antigo conhecido…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Na ocasião, o livro de Dan Brown, O código Da Vinci, conseguira grande destaque por mencionar a linhagem e o Priorado de Sião, o que provocou uma enxurrada de outros livros e documentários sobre o assunto. Nenhum deles incluía informações novas sobre a sociedade secreta em si, e muitos nem sequer reconheciam a ua existência. Com o envolvimento do Priorado no documentário, eu esperava estabelecer uma base para documentar os factos de maneira correcta. Mas não estava preparado para o espantoso volume de informações que eles pretendiam fornecer. Até então, tinha recebido mais de trezentos e-mails, ilustrações, desenhos, documentos e uma infinidade de outras informações nunca antes publicadas. Juntamente com o produtor Bruce Burgess, encontrei-me com um representante do Priorado de Sião em várias ocasiões e gravamos três horas de entrevistas, algumas das quais aparecem no filme.

Em Maio de 2008, Linhagem, o filme estreou no cinema de East Village, em Nova York, e recebeu uma ovação prolongada da plateia lotada. Em razão do alcance e da profundidade das informações que recebi, ficou claro logo no início do projecto que tudo aquilo era muito mais do que seria possível incluir num documentário. Com isso em mente, comecei a organizar o material, junto aos meus dezoito anos de pesquisas.

Quando trabalhava no documentário Linhagem, o filme, entrei em contacto com o Priorado de Sião por meio de um antigo conhecido, Nic Hay Wood. Havíamos sido apresentados muitos anos antes, quando eu trabalhava na Watkins Bookshop, em Londres, e estava envolvido numa pesquisa sobre as sociedades secretas e o mistério de Rennes-le-Château. Fiquei sabendo que Nic fazia parte do Priorado de Sião por intermédio de uma pessoa que o conhecia. É claro que estava interessado em saber mais, mas meu único contacto com Nic fora por telefone, numa situação puramente profissional, portanto na época não teria sido adequado fazer perguntas sobre a sua filiação à ordem.

Somente muitos anos mais tarde, depois de ter saído da livraria, foi que Bruce Burgess me convidou para trabalhar num documentário sobre a linhagem de Jesus e sobre como isso se relacionava a Rennes-le-Château. Tendo acumulado cerca de quinze anos de pesquisas e uma considerável biblioteca acerca do assunto, decidi doar minhas pesquisas ao projecto de Bruce. Minha intenção era terminar a investigação que iniciara na juventude. Depois de me certificar sobre a seriedade de Bruce e de seu coprodutor, René Barnett, e de que sua receptividade e independência permitiriam que o filme tivesse a profundidade e a orientação que outros documentários não tinham conseguido alcançar, decidi entrar em contacto com Nic. Sabendo que o meu conhecimento sobre o mistério de Rennes-le-Château correspondia a alguns dos interesses de Nic, escrevi-lhe uma carta detalhando as minhas intenções e a natureza do projecto. Ele respondeu à altura e nós trocámos e-mails, definindo um estilo de colaboração que perduraria ao longo de todo o processo, até chegarmos a este livro.

Inicialmente, Nic decidiu permanecer anônimo, e eu actuei como mediador entre ele, de um lado, e Bruce e René, de outro. Após mais uma série de e-mails, Nic concordou em ajudar no projecto e aceitou ser entrevistado. Tivemos uma reunião inicial num hotel e isso fortaleceu o envolvimento dele. O Priorado de Sião aparece no famoso livro de Dan Brown, O código Da Vinci, e em diversos outros documentários sobre o tema da linhagem. São trabalhos geralmente superficiais, mal informados e tendenciosos ou desdenhosos em relação ao Priorado de Sião. Não trazem nada de novo à discussão. A cooperação de Nic com o nosso projecto foi uma oportunidade de o Priorado apresentar a versão correcta. Como observa o próprio Nic: nos meus trinta e cinco anos de serviço, nunca havia encontrado uma equipa de observadores tão agradável quanto essa. Meus sentidos me dizem que, tendo dado o primeiro passo, isso resultará num trabalho memorável. Para citar suas próprias palavras: revolucionário. E o será por todas as razões correctas! Nic agia como um emissário do Priorado de Sião. Ele disse que estivera alinhado com eles por mais de vinte anos. Os integrantes da ordem não têm permissão de se revelar publicamente como filiados; assim, durante a entrevista, Nic foi reservado quanto a esse aspecto. Esse regulamento ainda se aplica nos dias de hoje». In Robert Howells, Por Dentro do Priorado de Sião, 2005, Editora Planeta, 2011-2012, ISBN 978-857-665-812-2.

Cortesia de EPlaneta/JDACT

JDACT, Robert Howells, Religião, Conhecimento, Esoterismo, JMC,